quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Bares e restaurantes das zonas Norte e Leste serão fiscalizados


Bares e restaurantes das zonas Norte e Leste serão fiscalizados

Quatro bares já foram multados na operação só no último fim de semana.

O “Boa Noite Teresina”, determinação que estipula o horário de funcionamento de bares, restaurantes e boates na capital, volta a ser motivo de fiscalização. A Prefeitura de Teresina, em parceria com a Polícia Militar, promete retornar com as vistorias, a partir deste fim de semana, nas zonas Norte e Leste da cidade.
A medida está em vigor desde 2005. Contudo, a atual administração do poder público municipal garante que a gestão anterior não cumpria a Lei, que estipula que o horário máximo permitido para o funcionamento dos bares e restaurantes seja até às 2h, de domingo a quinta-feira; e nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, o horário se estende até às 3h.
Em operação no último final de semana, na zona Norte da capital, fiscais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU Centro-Norte) e a PM-PI fecharam cinco bares, sendo que quatro foram notificados e um foi multado em R$ 1.193,00, por ser reincidente.
Segundo o gerente de Fiscalizações da SDU Centro- Norte, Alexandre Mariano, no próximo final de semana, a Prefeitura de Teresina promete dar continuidade ao trabalho de vistoria nos bares e casas noturnas da zona Norte.
“A maioria destes estabelecimentos, além de estar funcionando além das 3h, estão funcionando de forma irregular, sem os alvarás. Boa parte nem possui a documentação, não atendem os itens de segurança, não têm licença do Corpo de Bombeiros e nem da Vigilância Sanitária”, pontua o gestor que promete rígida fiscalização acerca destas irregularidades.
Dos cinco bares fechados no último fim de semana, quatro não possuíam alvará e, portanto, para voltar a funcionar precisam deste documento. Já o que foi multado possui alvará, mas só poderá reabrir após o pagamento da multa. Caso ele volte a reincidir no erro, a multa terá o valor dobrado.
A zona Norte da capital não deve ser o único alvo da intensa fiscalização do “Boa Noite Teresina”. Na zona Leste, onde há uma grande concentração de bares, restaurantes e boates, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região (SDU Leste) deve reforçar a inspeção.
“Estamos planejando como vão ser as fiscalizações. Percebemos que muitos estabelecimentos estão fazendo os seus trabalhos de forma irregular. Na gestão passada, isso estava esquecido, mas agora vai voltar a ser mais firme”, garante Robert Gomes, fiscal da SDU Leste.

fonte portal o dia