quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Deputados decidem, na próxima segunda, se abrem vaga no TCE


Deputados decidem, na próxima segunda, se abrem vaga no TCE

Os parlamentares já recorrem ao Ministério Público para que o anúncio da vaga possa ser feito ainda este ano.

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado aprovou requerimento do deputado João Madison (PMDB) pedindo a convocação da Mesa Diretora para decidir sobre a vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os deputados têm pressa em iniciar o processo de eleição e o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (PMDB), marcou a reunião para a próxima segunda-feira, às 10 horas.
Durante a reunião, os deputados irão discutir as possibilidades legais da Assembleia anunciar a vacância antes do Tribunal de Contas do Estado. Desde o anúncio da aposentadoria do conselheiro Anfrânio Neto realizada no dia 10 de outubro, a Casa espera o anuncio da vacância. Themístocles sugeriu que cada deputado procure especialistas na área para que tenham orientação para participarem da reunião.

Themístocles pede que deputados consultem especialistas
A aprovação do requerimento ocorreu depois que, devido à falta de quórum, foi encerrada a reunião conjunta das comissões de Infraestrutura, Administração, Finanças e Constituição e Justiça, que votaria a chamada PEC da Vacância. Com a ausência dos parlamentares, a PEC que daria a Assembleia Legislativa o poder de anunciar vago o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado deve ser votada apenas na próxima terçafeira. Enquanto a proposta não segue para o plenário, os parlamentares tentam pressionar o Tribunal para que a vacância possa ser anunciada ainda nesta legislatura.
Os parlamentares já recorrem ao Ministério Público para que o anúncio da vaga possa ser feito ainda este ano. O temor dos parlamentares seria o possível interesse do Tribunal de indicar para a vaga o auditor do TCE Jaylson Campelo, que teria o apoio do PT do governador eleito Wellington Dias.
Caso a PEC proposta pelo deputado Antônio Félix (PSD), apontado como um possível candidato à vaga deixada pelo conselheiro Anfrísio Lobão Neto, venha ser aprovada, a Mesa Diretora da Assembleia poderá lançar o edital para a disputa. Além de Antônio Felix, os deputados Ismar Marques (PSB), Mauro Tapety (PMDB) e Tererê (PSDB) são cotados para participarem da disputa. Apenas o tucano confirma ser candidato. Os demais afirmam que não há nada definido.

fonte portal o dia