PIAUÍ JÁ REGISTOU 12 acidentes aéreos nos últimos anos
TRAGÉDIAS TIRARAM AS VIDAS de pilotos experientes, jovens e até conselheiro do TCE
Dados colhidos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) evidenciam que o Piauí registra em média menos de um acidente aéreo por ano desde o ano 2000, levando-se em conta os acidentes com vítimas e sem vítimas.
O último registro deste período, em 3 de setembro daquele ano, é o de uma aeronave particular EMB 810 D (Sêneca), prefixo PT-VNS, que decolou do aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, às 10:15 horas, com plano de voo para o aeródromo de Nossa Senhora de Fátima, localizado no povoado Cacimba Velha, também na capital, mas seguiu para Picos e caiu.
PASSAGEM BAIXA SOBRE HOSPITAL
A aeronave havia desviado do seu plano de voo previamente traçado com o objetivo de transportar um doente do município de Picos a Teresina. Durante a aproximação, o piloto decidiu realizar uma passagem baixa sobre o hospital, quando colidiu com uma rede elétrica.
Conseguiu ainda seguir por mais uns 500 metros, mas voltou a colidir, dessa vez com o telhado de uma casa, tendo a asa esquerda quebrada antes de chocar-se contra o solo. O piloto faleceu no local. A aeronave ficou completamente destruída.
AVIÃO PEGA FOGO DURANTE POUSO
No ano de 2001, em 19 de outubro, uma aeronave pertencente à Bem-Te-Vi Táxi Aéreo, BEM 810 C (Sêneca), prefixo PT-EUQ, decolou de Teresina para um voo de recheque de pilotos. Mas no retorno, pessoas que trabalhavam na lateral da pista avisaram o controle de voo que a aeronave estava pousando com fogo a bordo.
Os bombeiros tentaram evitar o pior e se deslocaram rapidamente para o local. O checador e o co-piloto haviam saltado com o avião ainda em movimento. Os dois sofreram ferimentos e queimaduras graves.
Já o comandante permaneceu a bordo, sofrendo queimaduras que o levaram à morte. O co-piloto veio a falecer três dias depois, vítima das queimaduras. “A aeronave ficou seriamente avariada”, segundo relatório da ANAC.
PANE NO MOTOR
Em 23 de fevereiro de 2004 uma aeronave da empresa de taxi aéreo Bem-Te-Vi, BEM 820 C (Navajo), prefixo PT-EBU, decolou do aeroporto de Picos para o Aeroporto de Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, tendo abordo somente o piloto e o co-piloto.
Na aproximação de Teresina, quando sobrevoava o município de Monsenhor Gil, foi informado à torre de controle que havia ocorrido uma falha no motor e que haveria uma tentativa de pouso forçado. Era a única opção naquele momento.
Mas durante as manobras bruscas, houve a colisão com uma árvore e em seguida com o solo. O avião caiu em voo invertido, de ‘cabeça para baixo’. Com a queda, ocorreu um princípio de incêndio no motor esquerdo após o impacto, logo controlado por moradores locais.
Os dois ocupantes da aeronave, piloto e co-piloto morreram e a aeronave ficou, segundo a ANAC, parcialmente destruída.
CAI AVIÃO DE DEPUTADO
Durante as eleições de 2006, um avião particular pertencente ao deputado federal Júlio César, um Cesna 310, caiu logo após decolar do município de São Miguel do Tapuio. O avião, que transportava Felipe Santolia, já havia desviado seu plano de voo antes de aterrissar no município piauiense, tendo que fazer um pouso em outro estado, por falta de combustível. Ninguém se feriu gravemente no acidente, mas o avião ficou bastante avariado, chegando a partir em três pedaços. Até hoje as razões do acidente nunca foram bem esclarecidas.
O último registro deste período, em 3 de setembro daquele ano, é o de uma aeronave particular EMB 810 D (Sêneca), prefixo PT-VNS, que decolou do aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, às 10:15 horas, com plano de voo para o aeródromo de Nossa Senhora de Fátima, localizado no povoado Cacimba Velha, também na capital, mas seguiu para Picos e caiu.
PASSAGEM BAIXA SOBRE HOSPITAL
A aeronave havia desviado do seu plano de voo previamente traçado com o objetivo de transportar um doente do município de Picos a Teresina. Durante a aproximação, o piloto decidiu realizar uma passagem baixa sobre o hospital, quando colidiu com uma rede elétrica.
Conseguiu ainda seguir por mais uns 500 metros, mas voltou a colidir, dessa vez com o telhado de uma casa, tendo a asa esquerda quebrada antes de chocar-se contra o solo. O piloto faleceu no local. A aeronave ficou completamente destruída.
AVIÃO PEGA FOGO DURANTE POUSO
No ano de 2001, em 19 de outubro, uma aeronave pertencente à Bem-Te-Vi Táxi Aéreo, BEM 810 C (Sêneca), prefixo PT-EUQ, decolou de Teresina para um voo de recheque de pilotos. Mas no retorno, pessoas que trabalhavam na lateral da pista avisaram o controle de voo que a aeronave estava pousando com fogo a bordo.
Os bombeiros tentaram evitar o pior e se deslocaram rapidamente para o local. O checador e o co-piloto haviam saltado com o avião ainda em movimento. Os dois sofreram ferimentos e queimaduras graves.
Já o comandante permaneceu a bordo, sofrendo queimaduras que o levaram à morte. O co-piloto veio a falecer três dias depois, vítima das queimaduras. “A aeronave ficou seriamente avariada”, segundo relatório da ANAC.
PANE NO MOTOR
Em 23 de fevereiro de 2004 uma aeronave da empresa de taxi aéreo Bem-Te-Vi, BEM 820 C (Navajo), prefixo PT-EBU, decolou do aeroporto de Picos para o Aeroporto de Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, tendo abordo somente o piloto e o co-piloto.
Na aproximação de Teresina, quando sobrevoava o município de Monsenhor Gil, foi informado à torre de controle que havia ocorrido uma falha no motor e que haveria uma tentativa de pouso forçado. Era a única opção naquele momento.
Mas durante as manobras bruscas, houve a colisão com uma árvore e em seguida com o solo. O avião caiu em voo invertido, de ‘cabeça para baixo’. Com a queda, ocorreu um princípio de incêndio no motor esquerdo após o impacto, logo controlado por moradores locais.
Os dois ocupantes da aeronave, piloto e co-piloto morreram e a aeronave ficou, segundo a ANAC, parcialmente destruída.
CAI AVIÃO DE DEPUTADO
Durante as eleições de 2006, um avião particular pertencente ao deputado federal Júlio César, um Cesna 310, caiu logo após decolar do município de São Miguel do Tapuio. O avião, que transportava Felipe Santolia, já havia desviado seu plano de voo antes de aterrissar no município piauiense, tendo que fazer um pouso em outro estado, por falta de combustível. Ninguém se feriu gravemente no acidente, mas o avião ficou bastante avariado, chegando a partir em três pedaços. Até hoje as razões do acidente nunca foram bem esclarecidas.
Quando do ocorrido e do início da publicação de informações, o parlamentar - que estava usando com frequência o avião para fazer voos durante a campanha, sempre com um assessor de imprensa, um assessor político e um assessor de apoio - cruzava de carro o estado do Piauí após sair de uma reunião política no município de Parnaíba em direção ao sul do estado. Recebeu a notícia por telefone durante esse trajeto. Rapidamente se divulgou a informação de que nem o parlamentar, muito menos sua assessoria ocupavam a aeronave.
ACIDENTES EM AERÓDROMOS
Em 2008, os dados da ANAC informam que houve um acidente envolvendo um avião no aeródromo de Colônia do Gurguéia, no dia 5 de outubro. A aeronave E711, prefixo PT-NNF, que pertencia à Top Line Táxi Aéreo Ltda teve um problema na hélice. Na aeronave estava o deputado estadual Fábio Novo (PT), seu motorista Kleiton Oliveira e o piloto Paulo César. Outro registro do mesmo ano, mas sem muitas informações diz respeito a um acidente ocorrido em 2010 com um 402B, prefixo PT-IUQ, mas precisamente no dia 12 de dezembro, no aeródromo de Picos. A aeronave apresentou um problema no trem de pouso. O avião pertencia à Uirapuru Táxi Aéreo.
ACIDENTES EM AERÓDROMOS
Em 2008, os dados da ANAC informam que houve um acidente envolvendo um avião no aeródromo de Colônia do Gurguéia, no dia 5 de outubro. A aeronave E711, prefixo PT-NNF, que pertencia à Top Line Táxi Aéreo Ltda teve um problema na hélice. Na aeronave estava o deputado estadual Fábio Novo (PT), seu motorista Kleiton Oliveira e o piloto Paulo César. Outro registro do mesmo ano, mas sem muitas informações diz respeito a um acidente ocorrido em 2010 com um 402B, prefixo PT-IUQ, mas precisamente no dia 12 de dezembro, no aeródromo de Picos. A aeronave apresentou um problema no trem de pouso. O avião pertencia à Uirapuru Táxi Aéreo.
MORTE DO CONSELHEIRO XAVIER NETO
Em 6 de março de 2012, nas primeiras horas da manhã, um trágico acidente chocou o Piauí e levou à morte o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Xavier Neto e o conselheiro substituto Jaime Amorim. Eles se deslocavam para o município de Parnaguá em missão oficial, com o objetivo de fazer uma inspeção na prefeitura da cidade.
Mas o avião de propriedade de Xavier Neto e de dois deputados estaduais, um EMB-711C, prefixo PTNKS, explodiu no ar e caiu no povoado Canavieira, zona rural do município de Eliseu Martins. O piloto também morreu.
Em 6 de março de 2012, nas primeiras horas da manhã, um trágico acidente chocou o Piauí e levou à morte o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Xavier Neto e o conselheiro substituto Jaime Amorim. Eles se deslocavam para o município de Parnaguá em missão oficial, com o objetivo de fazer uma inspeção na prefeitura da cidade.
Mas o avião de propriedade de Xavier Neto e de dois deputados estaduais, um EMB-711C, prefixo PTNKS, explodiu no ar e caiu no povoado Canavieira, zona rural do município de Eliseu Martins. O piloto também morreu.
DOIS ACIDENTES EM 2013
No ano seguinte, em 2013, ocorreram dois acidentes. Um envolveu uma aeronave a jato, A330-203, prefixo PTRZR, pertencente à Ceará Táxi Aéreo Ltda, no dia 1º de setembro. O avião apresentou uma falha no motor e caiu no município de Simplício Mendes.
No ano seguinte, em 2013, ocorreram dois acidentes. Um envolveu uma aeronave a jato, A330-203, prefixo PTRZR, pertencente à Ceará Táxi Aéreo Ltda, no dia 1º de setembro. O avião apresentou uma falha no motor e caiu no município de Simplício Mendes.
No dia 16 de dezembro do mesmo ano, em Teresina, um acidente gravíssimo também chocou a muitos. Um monomotor pertencente ao aeroclube do Ceará caiu na cabeceira da pista do aeroporto Petrônio Portella, já no início da noite, com quatro jovens a bordo. Todos morreram e tiveram os corpos carbonizados. O avião fazia voo de instrução com alunos da faculdade CET.
ACIDENTE EM BOM JESUS
No início de 2014 uma aeronave de pequeno porte caiu no município de Bom Jesus após colidir com uma precipitação montanhosa localizada a 300 metros da cabeceira da pista de pouso, e explodiu com o impacto. O acidente vitimou o piloto Jader Wanes, de 22 anos, que estava sozinho e morreu carbonizado.
No início de 2014 uma aeronave de pequeno porte caiu no município de Bom Jesus após colidir com uma precipitação montanhosa localizada a 300 metros da cabeceira da pista de pouso, e explodiu com o impacto. O acidente vitimou o piloto Jader Wanes, de 22 anos, que estava sozinho e morreu carbonizado.
QUEDA DURANTE AS ELEIÇÕES
Durante o último período eleitoral, um avião suspeito, do tipo bimotor Rockwell Twin Commander 500-s, prefixo PT-DRO, caiu na pista de pouso do município de Piracuruca, no dia 2 de setembro. Não houve vítimas e ninguém ficou gravemente ferido. A queda ocorreu após a decolagem. Todos que estavam na aeronave a abandonaram e fugiram sem dar maiores explicações.
Durante o último período eleitoral, um avião suspeito, do tipo bimotor Rockwell Twin Commander 500-s, prefixo PT-DRO, caiu na pista de pouso do município de Piracuruca, no dia 2 de setembro. Não houve vítimas e ninguém ficou gravemente ferido. A queda ocorreu após a decolagem. Todos que estavam na aeronave a abandonaram e fugiram sem dar maiores explicações.
O ÚLTIMO REGISTRO
O último acidente registrado no Piauí foi com um ultraleve pilotado pelo experiente comandante Carlos Alves Brandão, bastante rigoroso com regras de segurança. Ele morreu abraçado com seu neto, de nome Lucas. Na queda a aeronave partiu ao meio.
O último acidente registrado no Piauí foi com um ultraleve pilotado pelo experiente comandante Carlos Alves Brandão, bastante rigoroso com regras de segurança. Ele morreu abraçado com seu neto, de nome Lucas. Na queda a aeronave partiu ao meio.
fonte 180graus.com