domingo, 30 de novembro de 2014

Wellington Dias apresenta 15 nomes da equipe de Governo


Wellington Dias apresenta 15 nomes da equipe de Governo

Toda equipe deverá ser anunciada até o dia 10 de dezembro. Nomes começam a ser ventilados

O governador eleito Wellington Dias (PT) deve iniciar o processo de divulgação dos primeiros nomes que irão compor a equipe do futuro Governo até o dia 10 de dezembro. Wellington intensificou as conversas com os partidos e aliados que fizeram parte da coligação que o elegeu e pleiteiam ocupar um cargo no primeiro escalão do governo a partir do próximo ano.
O anúncio oficial da lista com o nome de todos os secretários deverá ser apresentada apenas durante a solenidade de posse no dia 1° de janeiro, mas no início deste mês pelo menos 15 nomes serão apresentados pelo petista. O anúncio deverá ocorrer pelos nomes que irão compor a equipe econômica e terão a missão de retirar o Estado da crise e readequar a administração a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Wellington Dias ainda não confirma nenhum dos nomes, mas afirma que diante da situação de crise irá priorizar além de critérios políticos as capacidades técnicas dos indicados pelos partidos aliados. O PT, partido do governador eleito, PTB e PP devem ter espaço em pastas consideradas estratégicas. O petista afirma que tem mantido o diálogo e respeito com todos que o ajudaram durante a campanha.
O PTB tem enfrentado uma disputa interna por cargos no governo de Wellington Dias. Estaria confirmados o Capitão Fábio Abreu naSegurança, Alzenir Porto no Detran e Hélio Isaías na secretaria de Trabalho. Porém, outros nomes como o vereador Paulo Roberto da Iluminação e Graça Amorim estariam buscando um cargo no primeiro escalão.
Na cota do PP, a deputada Margarete Coelho eleita vice-governadora deve assumir a secretaria de Justiça. O PROS ficará com a secretaria de Defesa Civil que deverá ser assumida por Ziza Carvalho, filho do ex-secretário Ubiraci Carvalho que faleceu no início de 2014. A Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC deverá ser mantida com o PTC. O nome é o do deputado Evaldo Gomes, mas para isso a fundação deverá se transformar em secretaria, já que essa é uma exigência legal para que parlamentares possam se ausentar do legislativo para assumir cargos no executivo.
O PT ficará com a maior parte das pastas da área econômica. A Fazenda será assumida pelo matemático Rafael Fonteles, filho do ex-deputado Nazareno Fonteles. A Administração será assumida pelo ex- -secretário de Fazenda, Francisco José, o Franzé. O Planejamento será comandado pelo também ex-secretário de Fazenda, Antônio José.

fonte portal o dia