domingo, 30 de novembro de 2014

Falta de energia facilita assaltos na zona Sul de Teresina


Falta de energia facilita assaltos na zona Sul de Teresina

Moradores do Porto Alegre relatam que, no turno da noite, a energia elétrica oscila bastante.

A falta de energia também é uma reclamação recorrente no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina. Segundo os moradores, a luz oscila bastante, danificando vários aparelhos domésticos. “À noite, nós desligamos todos os aparelhos para que eles não queimem durante as constantes quedas de energia”, explica o motorista que mora no bairro há 14 anos. 
Fotos: Jailson Soares/ ODIA
A moradora Natália Alves explica também que a falta de iluminação na rua facilita a ação de bandidos. “Tem um poste queimado há mais de um mês aqui na rua. Nós já ligamos várias vezes para trocarem, mas até agora nada foi feito”, acrescenta. 
O aposentado Luiz Reinaldo Pimentel mora há 18 anos no bairro e reclama também da falta de segurança. Ele conta que passou por momentos de terror ao ser baleado durante um assalto. “Eu e minha esposa estávamos na parada de ônibus, quando dois bandidos nos abordaram para roubar a bolsa dela. Eles acharam que eu estava reagindo e dispararam contra mim, ferindo minha perna na altura da virilha”, relata.
Na Unidade Escolar Auristela Soares Lima, os alunos do turno da noite estão há cinco sextas-feiras seguidas sem aulas por conta da falta de energia. O diretor Kelsen Visher de Sousa explica que a baixa tensão não permite o funcionamento dos quatro aparelhos de ar-condicionado do local e muitos ventiladores já foram danificados. 
“Recentemente, um computador pegou fogo e apagões durante a noite são frequentes; por isso, tivemos que antecipar em uma semana o calendário de aulas”, disse. Desde o mês de março, 35 ventiladores foram danificados. O diretor afirma que há sete anos a escolaestadual solicita à Eletrobrás um transformador para melhorar a qualidade da energia na instituição, mas até agora não foram atendidos. A escola possui quase mil alunos matriculados, distribuídos em três turnos. 
A Eletrobras Distribuição Piauí informou, através de nota, que a construção de um novo alimentador para o bairro Porto Alegre está sendo concluído e a previsão é que ele fique pronto até o dia 15 de dezembro deste ano. Sobre a solicitação da Unidade Escolar Prof. Auristela Soares Lima, a empresa explica que o fornecimento de transformadores às escolas da Rede Pública Estadual é de responsabilidade do Estado, cabendo a ela apenas os serviços de orientação na solicitação desses transformadores ao Estado.

fonte portal o dia