IBGE: relação entre cidades do MA e PI figuram entre os piores PIBs
Arranjos populacionais são agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, movimento este presente entre os dois estados
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quarta-feira (25/03), dados referentes a arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. De acordo com os dados, dos dez menores PIBs entre as médias concentrações urbanas, três das regiões englobam municípios do Maranhão que se integram com municípios piauienses.
O IBGE classifica como média concentração urbana, as regiões que possuem um contingente populacional entre 100 e 750 mil habitantes. O Instituto informou que a intenção do estudo é de contribuir para a elaboração de políticas públicas no sentido de estimular parcerias entre os municípios envolvidos.
Ainda de acordo com o estudo, Teresina aparece como uma grande concentração urbana, e possui atualmente uma população de 986.831 habitantes, sendo que esta concentração urbana engloba os municípios de Timon (MA), Lagoa do Piauí e Demerval Lobão. O Produto Interno Bruto (PIB) chega à casa dos R$ 11,435 bilhões anuais, e concentra 16.376 empresas.
O estudo aponta ainda que nessa região 26.286 pessoas se deslocam para chegarem a seus postos de trabalho ou estudo.
No Nordeste, os arranjos populacionais localizam-se marcadamente próximos ao litoral, ainda que ocorram também no interior, principalmente vinculados a centros regionais tradicionais, como Petrolina/PE, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Campina Grande/PB e Caruaru/PE. Os dados são baseados nos números disponibilizados em 2010 pelo próprio IBGE.
ARRANJOS POPULACIONAIS NO PIAUÍ
Dos arranjos populacionais, 187 (63,6%) têm até 100 mil habitantes e são considerados de baixa concentração de população. Eles reúnem 8,4 milhões de habitantes (no Brasil e no exterior) e 387 municípios brasileiros, o que corresponde a 7,8% e 41,3% dos totais registrados nos arranjos populacionais, respectivamente.
No Piauí, por exemplo, nove arranjos populacionais foram identificados, são eles: Teresina com 986.831 habitantes; Parnaíba, com 154.619; região de Santa Filomena (PI) como Alto Parnaíba (MA), que engloba 16.862 pessoas; Amarante (PI) e São Francisco do Maranhão (MA), com 29.281; Angical (PI), com 8.731; Araripina (PE), que se integra com municípios do Sul do Estado, como Marcolândia, por exemplo, e compreendem 85.114 pessoas; Floriano (PI), com 75.531; Picos (PI), com 78.889 pessoas e Uruçuí (PI) com 25.618 pessoas.
Integradas, essas regiões realizam um deslocamento de pouco mais de 31 mil pessoas que saem de seus pontos de origens para trabalharem ou estudarem, como aponta o estudo feito.