Professores da UFPI se reúnem para decidir sobre greve na instituição
Indicativo de greve foi definido em uma reunião, que aconteceu no último final de semana em Brasília e contou com a participação de 37 seções sindicais de todo o País
Os professores da Universidade Federal da Piauí (UFPI) se reunirão em assembleia geral para discutir uma proposta de indicativo de greve nacional dos servidores públicos federais (SPF). A mobilização faz parte das ações da campanha salarial unificada dos SPF lançada no dia 25 de fevereiro. A assembleia foi convocada pela Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) e acontecerá no dia 06 de maio.
O indicativo de greve foi definido em uma reunião, que aconteceu no último final de semana em Brasília e contou com a participação de 37 seções sindicais de todo o País. A paralisação deverá ser no período de 25 a 29 de maio.
Segundo Marcos Santos, presidente da ADUFPI, a associação fará a assembleia para poder decidir sobre o indicativo de greve na Universidade Federal. “Na reunião que nós participamos em Brasília, ficou acertada a aprovação do indicativo do período em que acontecerá de greve. Agora, nós temos que votar nesta assembleia do dia 06 se iremos deflagrar a greve e em que dia ela vai iniciar”, explica Marcos.
Durante a reunião, os representantes das seções sindicais relataram a profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas Instituições Federais. De acordo com eles, a situação vivenciada pela comunidade acadêmica se agravou, em 2015, com os cortes impostos às verbas destinadas aos serviços públicos, que no setor educacional representou R$ 7 bilhões.
Entre os itens que formam a pauta estão o aumento no índice de 27,3% no piso salarial dos trabalhadores e redução da jornada de trabalho. Além disso, o movimento também manifesta contra o Projeto de Lei 4330, que regulamenta os contratos de terceirizações.
A assembleia está prevista para começar às 16h, no auditório da ADUFPI, que fica dentro da sede da associação, na Av. Universitária, bairro Ininga, na zona Leste de Teresina.