quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bandidos assaltam a Caixa Econômica e o Banco do Brasil de José de Freitas


Bandidos assaltam a Caixa Econômica e o Banco do Brasil de José de Freitas

Houve troca de tiros com a PM, mas a quadrilha conseguiu fugir.

A guarda municipal de José de Freitas confirmou que quatro pessoas foram rendidas pelos bandidos para evitar a aproximação da polícia. As vítimas eram feirantes que estavam se dirigindo ao mercado para montar suas barracas. Uma das pessoas seria o irmão do ex-prefeito de Lagoa Alegre. 
Segundo o chefe da guarda municipal, Fernando Silva, a troca de tiros entre policiais e bandidos durou pelo menos 35 minutos. "Os assaltante deram uns 50 tiros no prédio da guarda municipal e também atiraram nas viaturas, que ficaram inutilizadas", conta Fernando. 
Câmeras de segurança filmaram a ação e o momento em que as vítimas foram rendidas. Todas foram liberadas logo em seguida.
Para facilitar a fuga, os bandidos cortaram árvores no entorno da PI-113 e formaram barreiras, impedindo a polícia de continuar a perseguição. A ação acabou provocando um acidente envolvendo uma carreta de placa MXB-0679, de Teresina. O motorista ficou ferido e foi levado para o hospital, que fica a cerca de 15 minutos do local do acidente.
Segundo Ricardo Sousa, que ajudou a socorrer a vítima, a carreta bateu nos troncos, fazendo o motorista perder o controle do veículo, que ficou bastante danificado na frente. "Ele sofreu uma pancada muito forte na cabeça porque um dos troncos quebrou o vidro e entrou na cabine", conta Ricardo. A vítima permaneceu consciente, mas estava tonto e não conseguia falar direito.
Policiais do Bope, do Rone e da Força Tática estão na cidade. A movimentação é grande e o sentimento de pânico atinge os moradores de José de Freitas.
Pelo menos 15 homens fortemente armados com fuzis assaltaram as agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil de José de Freitas na noite desta terça-feira (28). A Polícia Militar foi acionada e, ao tentar impedir a ação, trocou tiros com os bandidos que acabaram conseguindo fugir em direção a Altos.
Fotos: JFAgora
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) também foi chamado e fechou a PI-113, que liga José de Freitas a Teresina na tentativa de barra a ação dos criminosos que se embrenharam em um matagal.
O tenente-coronel Hudson Lima, comandante do 5º BPM, que dá apoio na operação, informou que os bandidos estavam em dois carros grandes, do tipo caminhonete, mas não sabe precisar ainda os danos que eles causaram nas agências. “O que nós sabemos até agora é que conseguiram chegar ao cofre e que usaram bananas de dinamite para explodir algumas paredes”, afirma.
O que surpreendeu os PM’s nesta ação criminosa foi o grande poder de fogo dos bandidos. Segundo o cabo Adão, da 3ª Cia de José de Freitas, os suspeitos abriram fogo contra as viaturas do município ao vê-las se aproximando.
“Nós somos apenas quatro homens no Batalhão daqui e, só eu, consegui ver pelo menos uns oito bandido com armas de grosso calibre. Nós bem que tentamos, mas nosso armamento era inferior e nossa munição acabou no meio do confronto”, declara o cabo Adão, que chegou ao local do crime em companhia de mais dois PM’s: o soldado da Silva e soldado Ramiro. Ninguém ficou ferido na ação.
A Secretaria de Segurança do Piauí já ordenou o fechamento de todas as fronteiras com Estados vizinhos nas proximidades de Teresina e José de Freitas. Barreiras policiais estão sendo montadas nos municípios próximos com o objetivo de impedir que os criminosos saiam do Estado. O 5º BPM de Teresina também foi deslocado para dar reforço em José de Freitas.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica foram notificados agora a pouco do acontecido e ainda não sabem precisar os prejuízos causados pelos bandidos.

fonte portal o o dia