quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Atendimentos no HUT aumentam até 300% no final do ano


Atendimentos no HUT aumentam até 300% no final do ano

Fundação Hospitalar de Teresina e direção do hospital falam em fechamento de setores ortopédicos em hospitais do interior.

O Hospital de Urgências de Teresina (HUT) recebeu hoje mais 41 leitos na sua Unidade Pronto Atendimento. Com este acréscimo, o hospital passa a contar com 56 leitos – já haviam 15 disponíveis – para atendimento de casos de urgência e emergência. No entanto, de acordo com a diretoria do hospital, a ampliação no número de leitos ainda é insuficiente para atender à demanda que aumenta até 300% neste final de ano. O número de atendimentos diários tem dobrado nos últimos três meses, de acordo com a direção do hospital.
Fotos: Assis Fernandes/O Dia
Em conversa com o Portal o diretor do HUT, doutor Gilberto Albuquerque, informou que o hospital tem recebido nos últimos meses um número maior de pacientes oriundos do interior do Estado e denuncia que os setores de ortopedia dos hospitais de Picos, Piripiri, Campo Maior e Esperantina estão reduzindo sua capacidade de atendimento e até mesmo interrompendo suas atividades.

Gilberto Albuquerque, diretor do Hospital de Urgências de Teresina (HUT)
“Esses pacientes que poderiam ser atendidos no interior acabam sendo transferidos para cá sem nem receber os primeiros cuidado lá onde se acidentaram. Isso gera uma superlotação dos nossos leitos. Os atendimentos diários aqui no HUT, que ficavam na faixa dos 50 a 60 por dia, sobem para até 120, ou seja, o dobro do que realmente nós podemos receber”, declara Gilberto Albuquerque.
O secretário municipal de Saúde de Teresina, doutor Aderivaldo Andrade, também reafirma a denúncia da direção do HUT e afirma que a instalação de novos leitos permitiu apenas a melhor distribuição dos pacientes que passarão a ter mais privacidade em salas de atendimentos separadas de acordo com a urgência de seus casos. No que diz respeito à capacidade de receber mais paciente, Aderivaldo diz que a ampliação do Pronto Atendimento “é um passo, mas ainda não supre a demanda”.

Aderivaldo Andrade, secretário municipal de Saúde de Teresina
Atualmente, o HUT conta 289 leitos disponíveis em todos os setores. Com a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento, o hospital passa a contar com 330.
Divisão por salas de atendimento
A Unidade de Pronto Atendimento do HUT agora passa a ser dividida em salas conforme a gravidade dos pacientes que dão entrada. Pacientes com casos de emergência que precisam de atendimento imediato ficarão na sala vermelha; na sala laranja, ficarão aqueles em estado muito urgente e que correm o risco de perder algum órgão ou função. Os pacientes que apresentam caso de emergências que podem aguardar até 30 minutos e passam por reavaliação de enfermagem ficarão na sala amarela. E nas salas azul e verde ficarão aqueles que não correm risco de morte.

A Unidade de Pronto Atendimento do HUT passa a contar agora com 56 leitos para atendimento dos pacientes
Para o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, essa divisão vai propiciar ao paciente receber atendimento mais individualizado conforme suas necessidades. A instalação dos novos leitos permitirá, ainda, mais privacidade para os doentes. "Os equipamentos que temos aqui são de ponta e só existem em mais seis hospitais de urgências no Brasil. Isso vai garantir mais rapidez nos diagnósticos e mais eficácia nos tratamentos", diz Gilberto Albuquerque.

fonte portal o dia