quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Procon da Assembleia inicia suas atividades em fevereiro de 2016


Procon da Assembleia inicia suas atividades em fevereiro de 2016

No Procon da Assembleia são realizadas audiências de conciliação e as demandas pendentes podem ser ajuizadas nos juizados especiais

O Procon Assembleia, órgão que irá prestar serviços à sociedade realizando ações semelhantes ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual, inicia suas atividades em Teresina em fevereiro de 2016. O acordo de cooperação técnica que possibilita o funcionamento do novo posto de atendimento foi assinado na manhã de quinta-feira (10/12), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
 O acordo de cooperação técnica que possibilita o funcionamento do novo posto de atendimento foi assinado na manhã de quinta-feira (10/12) / Foto: Divulgação
O posto de atendimento se localizará no Mirante do Monte Castelo, onde funciona a TV e Rádio Assembleia, no bairro Monte Castelo, zona Sul da cidade. O acordo foi assinado por membros do Ministério Público Estadual (MPE), pelo presidente da Alepi, Themistocles Filho, e pelos deputados estaduais Luciano Nunes e Manden Menezes, autores do projeto de resolução que institui a instalação do Procon na Assembleia do Piauí, aprovado em 2011.
Este acordo estabelece mecanismos de atuação conjunta e integrada, bem como cooperação técnica e operacional para implantação do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. “A Assembleia Legislativa do Piauí entrará com os servidores e com o local para funcionamento do órgão, e o MPE atuará na capacitação desses servidores”, explicou Luciano Nunes.
O deputado explicou ainda que o Procon Assembleia irá colaborar com o Ministério, que possui uma demanda grande de serviços, bem como ampliar o canal de interação com a comunidade por meio da prestação de serviços para a defesa do consumidor, serviço que já é prestado pela Assembleia e que será potencializado.
“Recebemos reclamações diversas de pessoas que, como consumidores, se sentem lesados pela má prestação de serviços em diversas áreas como iluminação, telefonia. Já temos na Assembleia a Comissão de Defesa do Consumidor, que atua no sentido de dar respostas a essa demandas das comunidades, e agora com o Procon Assembleia esse serviço será fortalecido”, destacou Luciano Nunes.
O Procon da Assembleia atuará nos moldes do que já acontece no Ceará, Minas Gerais e São Paulo. No Procon da Assembleia são realizadas audiências de conciliação e as demandas pendentes podem ser ajuizadas nos juizados especiais, bastando apenas o termo circunstanciado ao final do processo no Procon. Antes de apresentarem o projeto na Alepi, os deputados Luciano Nunes e Marden Menezes foram conhecer de perto a experiência já realizada na Assembleia Legislativa do Ceará para saber da viabilidade de implementação no Piauí.

fonte portal o olho