quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Descaso Obra inaugurada em Picos há um ano continua sem funcionar


Descaso

Obra inaugurada em Picos há um ano continua sem funcionar

Inaugurado pelo então prefeito de Picos, Kléber Eulálio, no dia 9 de dezembro do ano passado, Centro de Especialidades Odontológicas continua sem funcionar.

O Centro de Especialidades Odontológicas CEO), que foi inaugurado pelo então prefeito de Picos, Kléber Eulálio, no dia 9 de dezembro do ano passado, continua sem funcionar. O prédio, localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, centro, está há um ano com as portas fechadas e sem qualquer utilidade.
Imagem: José Maria BarrosPrédio está fechado há um ano(Imagem:José Maria Barros)Prédio está fechado há um ano
Enquanto o CEO não entra em funcionamento, o Ambulatório “Dr. Antenor Neiva”, que era instalado anteriormente no local, foi transferido para um prédio alugado.

Pela proposta, o CEO seria um local de referência para procedimentos complexos de odontologia, permitindo o acesso aos usuários da rede pública de saúde. A iniciativa faz parte do programa do governo federal Brasil Sorridente e, sua competência é de âmbito especializado.
Imagem: Romário MendesEquipamentos do CEO(Imagem:Romário Mendes)Equipamentos do CEO
Quando entrar em funcionamento o CEO deverá ofertar diversas especialidades no tratamento da atenção básica. Dentre as quais estão endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratar doenças da gengiva) e cirurgias e próteses. Fará ainda atendimento aos pacientes com deficiência física e motora. Funcionará nos turnos da manhã, tarde e noite.
Imagem: Romário Mendes Então prefeito Kléber destaca importância do CEO(Imagem:Romário Mendes)Então prefeito Kléber destaca importância do CEO
Durante a solenidade de inauguração em 9 de dezembro do ano passado, a então secretária municipal de Saúde, Ana Eulálio, garantiu que todos os procedimentos para que o CEO entrasse em funcionamento já haviam sido tomadas. A expectativa dela é que o atendimento à população começasse já a partir de fevereiro de 2015. Hoje já são 9 de dezembro e tudo continua da mesma forma, com o prédio fechado.

Vereadores da bancada de oposição já usaram a tribuna da Câmara Municipal de Picos por várias vezes cobrando uma solução para o problema. Os parlamentares exigem que o CEO entre em funcionamento e passe a atender à população o mais rápido possível.
Imagem: Romário MendesPopulares acompanham solenidade de inauguração do CEO(Imagem:Romário Mendes)Populares acompanham solenidade de inauguração do CEO

Outro lado


O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), disse que o CEO está em processo de construção, mas reconhece que precisa botar para funcionar. “Já conversei com o secretário municipal de Saúde e queremos em 2016 não inaugurar, porque já foi inaugurado, mas colocá-lo para funcionar da melhor maneira possível. É uma das nossas prioridades” – prometeu o gestor.
Imagem: José Maria BarrosPadre Walmir garante que CEO entrará em funcionamento em 2016(Imagem:José Maria Barros)Padre Walmir garante que CEO entrará em funcionamento em 2016
Já o secretário municipal de Saúde, José Venâncio de Sousa Filho (Dudé), do PT, disse que estavam sem o Raio-x, o aparelho foi comprado e estão esperando chegar. “Queremos colocar o CEO para funcionar até o final de janeiro próximo” – anuncia.

O secretário assegura que está faltando apenas isso, pois em relação à questão burocrática junto ao Ministério da Saúde tudo já foi resolvido pela administração. 

O prédio do CEO dispõe de sete consultórios odontológicos, sala de esterilização, banheiros, copa e cozinha. A equipe de profissionais será composta por cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepção e pessoal administrativo.
Imagem: José Maria BarrosParedes do prédio já estão rachando(Imagem:José Maria Barros)Paredes do prédio já estão rachando
Imagem: José Maria BarrosPrédio continua sem qualquer utilidade(Imagem:José Maria Barros)Prédio continua sem qualquer utilidade

fonte gp1