Mobilidade
Obra de prolongamento da Barão de Castelo Branco é inaugurada
As obras se iniciaram em janeiro de 2014 e custaram aproximadamente R$ 4,3 milhões
As obras de prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco foram inauguradas em uma solenidade na noite desta segunda-feira (04). Estiveram presentes na ocasião o governador Wellington Dias, o prefeito Firmino Filho, o deputado estadual João de Deus, o presidente da câmara municipal Luíz Lobão e outras autoridades.
O trecho, com aproximadamente 790 metros, foi projetado para desafogar o trânsito na BR-343, entre o Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella e o balão da Avenida Miguel Rosa.
A obra incluiu duas pistas de rolamento, com largura de 9 metros e passeio central em paralelepípedo com 2 metros de largura, além de passeios laterais com largura de 1,5 metros. O projeto inclui ainda dispositivos de drenagem, onde constam de meios-fios de concreto, sarjetas e 350 metros de tubulação com diâmetro de 1,20 metros, sob o canteiro central.
A Avenida Barão de Castelo Branco é uma das principais vias de Teresina. Junto com a Marechal Castelo Branco, através do viaduto da Avenida Higino Cunha, forma uma extenso corredor Norte-Sul. O novo prolongamento passa entre o Estádio Albertão e o prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A ligação segue pelas ruas Palmares e 15 de Novembro até a rotatória na Avenida Getúlio Vargas, que dá acesso ao Morada Nova.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Governador Wellington Dias e Prefeito cortam a fita
As obras se iniciaram em janeiro de 2014 e custaram aproximadamente R$ 4,3 milhões, sendo que a Prefeitura investiu R$ 2,5 milhões e o Governo do Estado aplicou R$ 1,8 milhão na construção.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Governador Wellington Dias e prefeito Firmino Filho
Ao GP1, o governador Wellington Dias falou sobre os benefícios que o prolongamento trará para a população. “Essa obra faz parte do programa de mobilidade urbana. O objetivo é dar maior conforto e velocidade a quem usa todo o sistema urbano de Teresina e eu comemoro está integrando essa obra. Aqui temos um investimento de quase 2 milhões de reais e nessa parceria do Estado com a Prefeitura, com o Governo Federal, foi possível fazer uma integração que faz com que dois pontos importantes, a região do Abertão mais a região da rodoviária, possam estar integradas já integrando inclusive direto a região do Lourival Parente e Morada Nova”, disse.O trecho, com aproximadamente 790 metros, foi projetado para desafogar o trânsito na BR-343, entre o Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella e o balão da Avenida Miguel Rosa.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Diretor geral do Departamento de estradas e Rodagens do Piauí DER, José Dias
“É uma obra muito importante interligando a Gil Martins com toda a região do Morada Nova e adjacências, utilizando a travessia da BR 343 e nós vemos aqui como é importante a melhoria do tráfego e a redução do tráfego na Miguel Rosa”, explicou o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), José Dias.A obra incluiu duas pistas de rolamento, com largura de 9 metros e passeio central em paralelepípedo com 2 metros de largura, além de passeios laterais com largura de 1,5 metros. O projeto inclui ainda dispositivos de drenagem, onde constam de meios-fios de concreto, sarjetas e 350 metros de tubulação com diâmetro de 1,20 metros, sob o canteiro central.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Prefeito Firmino Filho
O prefeito Firmino Filho, indicou as partes da obra que ficou sob a responsabilidade da prefeitura de Teresina. “A prefeitura ficou responsável pela desapropriação, iluminação e os semáforos. Essa obra cria uma alternativa para a Avenida Miguel Rosa, nós temos aquele balão da Miguel Rosa e esse prolongamento nos permite fazer com que haja uma alternativa que minimiza o problema do balão”, explicou.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Deputado estadual João de Deus
O deputado estadual João de Deus, falou sobre o problema da mobilidade urbana nas grandes cidades e ainda avaliou a obra de prolongamento da avenida. “Hoje vivemos um sufoco com essa história de trânsito e mobilidade urbana passou a ser uma prioridade no Brasil inteiro, sobretudo nas grandes cidades, de forma que esse prolongamento, a viabilização dessa avenida é sem duvida uma forma de desafogar o trânsito na região, logicamente isso aqui somado com as outras obras que estão sendo realizadas na cidade, isso ajuda substancialmente a dar mais velocidade ao trânsito da região”, esclareceu.A Avenida Barão de Castelo Branco é uma das principais vias de Teresina. Junto com a Marechal Castelo Branco, através do viaduto da Avenida Higino Cunha, forma uma extenso corredor Norte-Sul. O novo prolongamento passa entre o Estádio Albertão e o prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A ligação segue pelas ruas Palmares e 15 de Novembro até a rotatória na Avenida Getúlio Vargas, que dá acesso ao Morada Nova.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Presidente da associação de moradores da Vila Jerusalém, Raimundo Nonato da Silva
“Essa obra é a realização de um sonho de décadas e graças a essa parceria podemos hoje estar no meio dessa avenida, que vem valorizar muito as nossas comunidades. É uma obra que era necessária há muito tempo”, disse o presidente da associação de moradores da Vila Jerusalém, Raimundo Nonato da Silva.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Obras de prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco
Imagem: Francisca Pinto/GP1Decerramento da Placa
Imagem: Francisca Pinto/GP1Autoridades após a inauguração do prolongamento.
Imagem: Francisca Pinto/GP1As obras se iniciaram em janeiro de 2014 e custaram aproximadamente R$ 4,3 milhões
Imagem: Francisca Pinto/GP1Placa de inauguração da obra de prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco
Imagem: Francisca Pinto/GP1Solenidade de inauguração do prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco