terça-feira, 5 de abril de 2016

Saúde Central da Mama está em Esperantina realizando exames


Saúde

Central da Mama está em Esperantina realizando exames

A ação é uma parceria entre a prefeitura de Esperantina e a Secretaria Estadual de Saúde ? Sesapi.

Uma unidade de diagnóstico móvel Central da Mama está em Esperantina desde a segunda-feira (04), realizando exames de mamografia gratuitamente.

A ação é uma parceria entre a prefeitura de Esperantina e a Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi, que tem como principal objetivo fazer o diagnóstico precoce e orientações para o combate do câncer de mama.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Alves, a unidade de diagnóstico móvel Central da Mama ficará na zona urbana do município até a próxima quinta-feira (07) e na sexta-feira (08), a unidade se deslocará para a localidade Sítio do Alegre, onde atenderá boa parte das comunidades rurais do município, como Lagoa Seca, Vassouras, Mundo Novo, Canto da Palmeira e adjacentes. “Nosso público alvo são mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade e vamos realizar cerca de 500 atendimentos durante a estadia da unidade no município”, explicou.
Imagem: DivulgaçãoCentral da Mama está em Esperantina(Imagem:Divulgação)Central da Mama está em Esperantina
A aposentada Maria Castro Nascimento, 65 anos, estava muito satisfeita com a vinda da Central da Mama. “Estava esperando há um bom tempo pelo exame e agora deu tudo certo”, elogiou. A também aposentada Maria de Jesus Moraes Carvalho, 66 anos, contou que é a primeira vez que faz o exame e que correu tudo tranquilo. “O exame é fundamental para se prevenir”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que anteriormente houve uma triagem para o agendamento dos exames e que o diagnóstico sairá de 20 a 30 dias.

A prefeita Vilma Amorim disse que foi um sucesso a vinda da carreta da mama que atendeu muitas mulheres da região mas que faltava um atendimento voltado específico para mulheres de Esperantina.

“Devido a grande demanda neste setor da saúde realizamos esta parceria com a central da mama para atender cerca de 500 mulheres de nossa cidade e ajudar a prevenir doenças que ainda mata muitas companheiras, agora com os aparelhos mais modernos o exame é rápido e não é dolorido“. Disse a prefeita.

Fonte: gp1 com informações Ascom