Cetam qualifica 27 profissionais para o setor de opalas
Cetam realizou durante o mês de julho cursos gratuitos para a comunidade local com objetivo de qualificar o setor de lapidação mineral
O Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais de Pedro II (Cetam) realizou, durante o mês de julho, cursos gratuitos para a comunidade local com objetivo de qualificar o setor de lapidação mineral, com foco na opala. O encerramento desta qualificação ocorreu na última quarta-feira (3), com a entrega dos certificados para 27 alunos que participaram do treinamento.
Os cursos foram ofertados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (Sedet) e abordaram temas como Geologia Básica, moda e design de jóias, técnicas de vendas e marketing pessoal, aproveitamento de recursos naturais, ourivesaria artesanal na prática, fundição, laminação, cortes, soldagens, acabamentos, polimento, entre outros.
Para o Vinicius José, que participou do curso, esta foi uma oportunidade de ampliar conhecimento para ingressar no mercado. “Observamos que os cursos apresentaram uma grade curricular muito bem, tendo em vista que nossa cidade é uma terra de exploração de opala, o conteúdo programático atendeu nossas expectativas e necessidades. Além disso, podemos dizer que o maior benefício desse treinamento foi à qualificação que vai nos ajudar a entrar no mundo da ourivesaria e no processo de lapidação de opala, com a perspectiva de gerar emprego e renda para o nosso município”, ressaltou o aluno do Cetam.
Já para Adriana Pereira, o treinamento veio para melhorar a vida dos profissionais do setor joalheiro. “É de fundamental importância para a população e para os jovens que querem ser inseridos no mercado de trabalho agregar mais conhecimento e, no meu caso, que já atuo no setor joalheiro, este curso foi fundamental, pois com o aprendizado terei a oportunidade de expandir o meu produto no mercado”, concluiu.
De acordo com o superintendente de Ciência e Tecnologia da Sedet, Thiago Carvalho, outros cursos serão ofertados no início de setembro, com duração de três meses e com aulas mais práticas, com professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI). “Os alunos que participaram dos cursos anteriores, terão prioridade para participar deste módulo. As inscrições começam a partir do dia 22 deste mês na sede do Cetam em Pedro II”, informou Carvalho.
O ex-reitor da Uespi e superintendente da Seduc, Carlos Alberto, esteve presente no evento e apresentou dois novos cursos que também serão ofertados pela Seduc, no próximo ano. Na ocasião citou o projeto de uma escola técnica que será implantada em Pedro II, com tempo integral, sendo que no turno da tarde os alunos vão cursar no Cetam, trabalhando cursos técnicos de ourivesaria, lapidação, gestão e outros.
Inaugurado em 2011, apenas neste ano o Cetam entrou em plena atividade, após o termo de cooperação para a Revitalização do Centro, realizado entre a Sedet em parceria com outros órgãos como a Associação de Joalheiros de Pedro II (Ajolpi), a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc), Kolping, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Prefeitura Municipal de Pedro II.