quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PI decreta situação anormal de emergência por praga da soja

PI decreta situação anormal de emergência por praga da soja

Ato quer evitar que larva prejudique grãos do cerrado. Decreto é de situação anormal com emergência fitossanitária.

Nem seca, nem enchente. O Governo do Piauí decretou situação anormal em todo o Estado, com emergência fitossanitária ou zoossanitária, em função da presença da praga Helicoverpa armigera, uma larva que se alastra pelas plantações de soja do cerrado. 

Fotos: Fabiano Bastos/Embrapa
A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6) e tem validade de um ano. A intenção é evitar prejuízos já registrados em outros estados, com perdas de safras de grãos. 

No final de setembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) declarou como zona interditada a região de 25 municípios, também para o combate da praga. 

A portaria da Adapi listou como ação emergencial para o combate da larva o uso de agrotóxico com benzoato de emamectina. A utilização do produto já foi motivo de ação judicial na Bahia. No Piauí, o Governo traçou uma série de exigências para autorizar a aplicação do agrotóxico por parte dos produtores. 
Além do Piauí e Bahia, os estados do Mato Grosso e Paraná e ainda o Distrito Federal já apresentaram registros da praga, que é resistente e permanece no solo mesmo entre as mudanças de safra.

Em outubro, o diretor-presidente da Adapi, José Antônio Filho, relatou ao Cidadeverde.com que produtores estavam apreensivos com os prejuízos já registrados na Bahia. Uma força tarefa começou a ser montada para controlar a situação, com o apoio do Ministério da Agricultura, Embrapa, Fetag, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater e outros órgãos.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
fonte cidade verde.com