Jaguatirica é capturada dentro de condomínio na zona Leste
Polícia Ambiental foi acionada para capturar o animal, que se escondeu perto de uma piscina do condomínio.
Uma jaguatirica de aproximadamente um metro de comprimento e 60 centímetros de altura entrou em um condomínio de casas na zona Leste de Teresina (PI) nesta sexta-feira (20). A polícia ambiental foi acionada.
Jordana Cury/Cidadeverde.com
Quem encontrou a jaguatirica foi o funcionário de uma das casas, Edilson Pereira, que estava limpando uma piscina.
"Quando levantei a tampa da bomba eu vi o vulto do animal e pensei que fosse um gato. Mas quando ela tentou avançar, eu abri os braços para assustá-la e vi que era uma onça", declarou o piscineiro.
Assustado, o felino correu e se escondeu na casa de bombas ao lado da piscina.
Maria Júlia/TV Cidade Verde
O administrador do condomínio, Marcelo Menezes, acrescentou que já apareceram no local uma raposa, várias iguanas e cobras. O procedimento sempre é acionar a Polícia Ambiental.
Segundo o cabo Marcos Antônio, do batalhão de Polícia Ambiental, o animal, mesmo acuado, oferecia risco. Por isso uma outra equipe foi até o parque Zoobotânico em busca de tranquilizante com os veterinários, mas a medicação não foi necessária.
Jordana Cury/Cidadeverde.com
O animal foi capturado por cinco policiais do batalhão ambiental duas horas depois de ser encontrado na casa. Eles usaram redes e ferros para instruí-lo a entrar em uma pequena jaula. Na primeira tentativa, o animal se esquivou, mas cedeu na segunda.
De acordo com o sargento Francisco Oliveira, comandante da ação, trata-se de uma jaguatirica adulta do sexo masculino. A polícia ainda não sabe explicar como ela entrou no ambiente fechado, mas acredita que tenha sido uma perseguição a uma caça.
"As jaguatiricas macho são mais agressivas e por ela estar acuada representou um grande risco. Como a cidade está crescendo muito rápido, as áreas onde ainda há vegetação são mais vulneráveis a esse tipo de coisa. Mas o animal não fugiu do Zoobotânico. Apesar disso, vamos levá-la para lá para que seja examinada. Caso a administração necessite do animal, vamos deixá-lo lá. Caso contrário, devolveremos para o habitat natural", explicou o sargento.
Marta Fernanda, moradora da casa onde a jaguatirica foi encontrada, informou que a maior preocupação é com as crianças do condomínio. Curiosas, acabam sendo um alvo fácil para o animal. "Quando acontecem coisas desse tipo a gente fecha toda a casa", declarou.
Jiboia, Capivara, Iguana...
A Polícia Ambiental foi acionada ainda para recolher uma jiboia, que foi encontrada às 23h de quinta-feira perto de uma residência no conjunto Cidade Jardim.
Somente na manhã de hoje outros dois animais foram capturados na zona Leste. No mesmo condomínio da jaguatirica, um filhote de iguana foi retirado de uma planta. Em outro local, uma capivara adulta de mais de 30 quilos foi capturada no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy com Dom Severino.
Jordana Cury/Cidadeverde.com