domingo, 15 de junho de 2014

Sem liberação de novos alvarás, falta táxi em Teresina


Sem liberação de novos alvarás, falta táxi em Teresina

Sindicato estima que seriam necessários pelo menos 440 alvarás.

Ser atendido com rapidez quando precisar de um táxi em Teresina não é uma tarefa fácil. A busca pode ficar mais difícil se o passageiro precisar do serviço nos horários de pico, em noites de grandes eventos na capital, se o destino for para bairros distantes e, principalmente, em dias de chuvas. 
Foto: Elias Fontinele/ODIA
O número de passageiros que utiliza o serviço cresceu, mas, a frota não avançou. Idosos, mães com bebês de colo, estudantes, trabalhadores ou até mesmo passageiros que eventualmente necessitam do serviço e que precisam chegar aos seus compromissos, reclamam dos poucos táxis em circulação. 
O presidente do Sindicato dos Taxistas do Piauí, Antônio Barbosa, relembra que solicitou a liberação de novos alvarás em 2011, ainda na gestão de Elmano Férrer. “Na ocasião, o vereador Décio Solano protocolou o requerimento Nº 008/2011 aprovado em setembro daquele ano por vinte vereadores determinando a liberação de 440 alvarás, mas até agora não foram liberados. Hoje para atender a população são necessários dois mil táxis. Atualmente, 1.556 veículos circulam pela cidade. A população de Teresina reclama para o sindicato dos poucos táxis nas ruas. Nós temos uma invasão de taxi clandestino, aproveitando da situação”, apontou Antônio Barbosa. 
Ele considera que a liberação dos alvarás seria fundamental para atender a demanda da Copa do Mundo. “Teresina não será a sede, mas a capital se movimenta com festas durante o evento, é um numero extra de clientes que precisam do serviço. Além da demanda diária com corridas para escolas, hospitais, locais de trabalho e de lazer, que é crescente. Em dias de show na capital, é grande o número de passageiros que espera no mínimo uma hora para conseguir um táxi e voltar para casa”, exemplificou o presidente.

fonte portal o dia