domingo, 15 de junho de 2014

Festival de Inverno de Pedro II deve reunir mais de 40 mil turistas


Festival de Inverno de Pedro II deve reunir mais de 40 mil turistas

Evento começa nesta quinta-feira, com atrações nacionais e internacionais.

Em sua 11ª edição, o Festival de Inverno de Pedro II promete movimentar a região norte do Piauí, atraindo turistas de várias partes do país. A expectativa da organização é que mais de 40 mil pessoas visitem a cidade durante o evento. O festival, que reúne música, artesanato, turismo e gastronomia, tem como objetivo divulgar as potencialidades daquela região; fortalecer as cadeias produtivas da opala e do artesanato; e consolidar a imagem de Pedro II, como um dos melhores destinos turísticos do Piauí. 
Entre as grandes atrações do festival estão a cantora Céu, a banda britânica Lola´s Day Off, os músicos Toquinho e Danilo Caymmi, além das bandas Blues Etílicos, Grooveria e Big Band Caneleiro. Também subirão ao palco do festival Júlio Medeiros e Banda, BR 316, Threis, André de Sousa & Mojo Band, The Valets, Bacuri Jazz, Banda H3, Lado Blues, Trio DB6, Radiofônicos, Márcio Menezes, Joseane Mendes, Octeto, Teófilo Lima e Marcos Aurélio. Apresentações de grupos de teatro e dança também fazem parte da programação cultural do evento. 
Durante todo mês de maio e na primeira quinzena de junho, o Sebrae no Piauí realizou uma série de cursos e consultorias para colaboradores e proprietários de micro e pequenas empresas de Pedro II. Dezenas de estabelecimentos, entre pousadas, restaurantes, e hotéis receberão atendimento de analistas e consultores da instituição. 
Entre os temas trabalhados nas capacitações destacaram-se atendimento ao turista, manipulação de alimentos, preparo de pratos da culinária regional e educação ambiental. O Sebrae realizou ainda uma consultoria de Cama & Café para pessoas interessadas em disponibilizar suas residências para aluguel durante o evento. Aconteceram também palestras sobre Como Receber Bem o Turista e Como Participar de Feiras e Eventos. 
O município de Pedro II é conhecido como Suíça Piauiense, devido ao seu clima ameno. A cidade está localizada numa região serrana, tendo diversos atrativos turísticos, além de uma culinária diversificada e um artesanato rico e de qualidade. 
Entre os atrativos turísticos destacam-se o Morro do Gritador, que é um paredão com 720 metros de altura, localizado na Serra dos Matões, a 12 quilômetros do centro da cidade; a Cachoeira do Urubu-Rei, uma das maiores quedas d’água do Piauí, com 76 metros de altura; a cachoeira do Salto Liso, um lago fechado entre paredões rochosos; e o Museu da Roça, que reúne objetos seculares, sendo um local perfeito para os amantes do turismo rural. 
O artesanato em tecelagem é muito forte na região, que tem como uma das maiores riquezas a opala, pedra preciosa rara, que reflete as cores do arcoíris, encontrada somente em Pedro II e na Austrália. As joalherias aquecem a economia do município. Atualmente existem mais de 30 empresas do setor em Pedro II, responsáveis pelo beneficiamento de cinco quilos de pedra bruta por mês, que resultam em cerca de 30 quilos de jóias, chegando a render para os ourives até R$ 70 mil mensais.

Fonte: Jornal O DIA