Aumenta o número de mortes no trânsito de Teresina, diz relatório
Um relatório divulgado pela prefeitura de Teresina nesta terça-feira (9) revela aumento do número de vítimas fatais em acidentes de trânsito na capital do Piauí. No 1º trimestre deste ano foram registrados 1.628 acidentes de trânsito com vítimas. Do total, 41 foram vítimas fatais e 165 feridos graves.
O relatório faz parte do acompanhamento das atividades do projeto Vida no Trânsito que tem como meta reduzir e estabilizar o número de mortes e lesões decorrentes de acidentes de trânsito. No Brasil, apenas Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) fazem parte do projeto. As cidades foram escolhidas devido os altos números de vítimas do trânsito.
Segundo a coordenadora da iniciativa em Teresina, Samyra Motta, a maior causa de acidentes tem sido o excesso de velocidade. "Alta velocidade não é só estar além de 100 km/h. É andar, mesmo que um pouco, a mais do que a via permite. Você diminui seu tempo de reação, seu reflexo, não consegue frear a tempo. Seguindo o limite permitido você pode fazer muito, inclusive evitar uma morte", afirmou.
O projeto pretende combater a realidade de mortes no trânsito com o aumento de fiscalização através do uso de radares portáveis e forte investimento em campanhas educativas.