quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Excesso de fios em postes preocupa teresinenses


Excesso de fios em postes preocupa teresinenses

Excesso de fios em postes da capital preocupa teresinenses

Emaranhados na fiação de rede elétrica mais o acúmulo de linhas de pipa e ligações clandestinas, colocam em risco a vida de moradores e o desempenho de eletrodomésticos

É comum presenciar, em diversos bairros de Teresina, postes de energia com amontoados de fios. Essa fiação, em contato com outros cabos, pode causar curto-circuito, provocando oscilações de energia, explosões e até a queima de equipamentos. Linhas de pipas emaranhadas e penduradas nos fios também facilitam a ocorrência de acidentes.
João de Deus tem um ponto comercial na Rua Mário A. Freitas, bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. Em frente ao seu estabelecimento, há um poste com muitos fios juntos; segundo ele, um perigo para quem passa pelo local e para as residências, que sofrem com constantes oscilações.
“É muito perigoso e falta muita luz por causa desse monte de fio, a energia fica indo e vindo. Eu desligo até as coisas [eletrodomésticos] porque corre o risco de queimar. Tem dia que é desse jeito direto”, disse.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia

João de Deus mora no bairro Poti Velho e tem receio que seus equipamentos queimem
O comerciante afirma que nunca teve equipamentos danificados por conta das constantes quedas de energia elétrica, mas que muitos vizinhos já relataram ter perdido aparelhos eletrônicos por conta das oscilações frequentes.
João de Deus relata ainda que, quando falta energia, o reparo demora a acontecer. “Um dia desse mesmo, eu passei uma noite toda e metade do outro dia esperando virem consertar a energia aqui em casa, e faltou só na minha. Eu acho que aconteceu isso por causa desse monte de fio num poste só”, fala o comerciante, acrescentando que os técnicos confirmaram suas suspeitas. João de Deus acredita que um dos motivos para haver tanta queda de energia seja, também, o acúmulo de linhas de pipas na fiação elétrica. “Junta esse monte de fio e as crianças ainda soltam pipa, puxando os fios, aí desloca do lugar”, pontua.
A dona de casa Maria de Jesus Dias do Carmo, de 50 anos, também descreve que o acúmulo das fiações causam constantes curtos-circuitos. “É comum ver esse monte de fio junto. Eu acho que deveriam ser mais separados e os postes mais afastados das casas. Como tem muita gente querendo energia e pouco poste, as pessoas puxam o fio do que está mais perto da sua casa, por isso acumula”, fala.

fonte portal o dia