sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Descaso Ponte sobre Riacho dos Macacos em Picos está quebrada há mais de um ano


Descaso

Ponte sobre Riacho dos Macacos em Picos está quebrada há mais de um ano

A ponte que liga a sede de Picos a várias comunidades do interior está quebrada faz mais de um ano e nenhuma providência foi tomada pelas autoridades.

A ponte sobre o Riacho dos Macacos que liga a sede de Picos a várias comunidades do interior e, também às cidades de Santa Cruz do Piauí e Aroeiras do Itaim, está quebrada faz mais de um ano. Apesar das constantes cobranças, até o momento nenhuma providência foi adotada pelas autoridades e os moradores temem ficar isolados e sem acesso no período invernoso.
Imagem: José Maria Barros/GP1Ponte está quebrada há mais de um ano(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ponte está quebrada há mais de um ano
Construída há mais de 40 anos, a ponte liga Picos a Tabatinga, passando por várias comunidades, dentre as quais Aroeiras do Matadouro, Torrões, Capitão de Campos, Cajazeiras e Volta do Morro. Serve ainda de acesso da localidade Tabatinga até a cidade de Santa Cruz do Piauí e de Capitão de Campos a Aroeiras do Itaim.
Imagem: José Maria Barros/GP1Ponte está quebrada há mais de um ano(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ponte está quebrada há mais de um ano
Os moradores temem ficar isolados no período de inverno caso a ponte não seja recuperada o mais breve possível. Isso porque o Riacho dos Macacos costuma aumentar bastante o seu volume de água nessa época do ano, tornando impossível a passagem de pedestres e de veículos automotores.

Segundo Pascoal Pereira da Silva, que é morador do bairro Aroeiras do Matadouro, a ponte quebrou em março do ano passado e até hoje não foi recuperada. No local já foram registrados vários acidentes, inclusive com vítima fatal.
Imagem: José Maria Barros/GP1Ponte está quebrada há mais de um ano(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ponte está quebrada há mais de um ano
O morador informa que um dos pilares da ponte rompeu, mas, ao invés de fazerem a recuperação, colocaram apenas dois montes de terra em cada uma das cabeceiras e fizeram um desvio para o tráfego de motocicletas e de veículos. 

“No local não existe nenhuma placa informando nada. À noite ninguém quer passar pelo desvio com medo de assalto, por isso teimam em circular por cima da ponte correndo risco de vida” – alerta Pascoal Pereira da Silva.

O vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB), que tem atuação política na região, disse que há cerca de três meses a obra de construção da ponte foi licitada pelo governo do estado, porém, até o momento o serviço não foi iniciado.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Renato cobra solução para o problema(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Renato cobra solução para o problema
“Estamos cobrando do DER que agilize a construção da obra ou, então que o próprio município faça com recursos próprios uma reforma para que se possa transitar por cima da ponte” – declarou o vereador Renato. Segundo ele, com poucos recursos a prefeitura resolve o problema.

fonte gp1