“A gente foi abandonado pelo poder público”, diz moradora do Pedro Balzi
População cobra melhorias em praticamente todas as áreas sociais: transporte, segurança, calçamento, iluminação, saúde e educação.
“A gente foi abandonado pelo poder público. Ninguém faz nada e simplesmente esqueceram a gente”, desabafa Maria Elizabete de Sousa, presidente da Associação de Moradores do Residencial Pedro Balzi, localizado na zona Sudeste de Teresina.
A comunidade, com quase cinco anos de existência, carece de uma série de melhorias que vem sendo adiadas pelos órgãos responsáveis. Calçamento, asfalto, iluminação, escola, segurança e saúde. Esses são alguns pontos levantados pela população como sendo primordiais para o convívio e bem-estar de todos que ali residem.
Maria Elizabete de Sousa destaca que a construção de um posto de saúde é a principal reclamação e pedido da população, que nem possui cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Para que a comunidade tenha atendimento médico, é necessário se deslocar até a unidade de saúde mais próxima, localizada no bairro Todos os Santos, ou para o hospital do Dirceu.
Entretanto, os moradores também encontram dificuldade para conseguir atendimento no local, e reclamam da pouca quantidade de senhas que são distribuídas. “Aqui é uma área descoberta e nem agente de saúde tem. Algumas pessoas chegam a dormir no hospital do Dirceu para ver se consegue uma consulta, enquanto esse posto do Todos os Santos não atende. O ideal mesmo era ter um aqui na comunidade, mas nem previsto está”, disse.
Apesar das reclamações, o diretor da Regional Leste/Sudeste da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ribamar Santos, disse, à equipe do portal, que a Unidade de Saúde do bairro Todos os Santos estaria atendendo a demanda dos moradores do Residencial Pedro Balzi.
“A FMS, por determinação do prefeito Firmino Filho, tem a previsão de realizar ainda este ano concurso para agentes de saúde com o intuito de montar novas equipes do programa Estratégia Saúde da Família e a comunidade do Residencial Pedro Balzi será uma das beneficiadas com este serviço”, completou.