segunda-feira, 23 de março de 2015

Posse de Rejane Dias acontece em meio à manifestação no Palácio de Karnak


Posse de Rejane Dias acontece em meio à manifestação no Palácio de Karnak

Nos últimos concursos foram 2.700 aprovados e até agora 700 deles foram convocados. Manifestantes reclamam da presença de professores substitutos


Depois de mais de 80 dias do início do governo, a deputada federal Rejane Dias (PT) enfim tomou posse na secretária de Educação. A solenidade ocorreu em meio aos protestos de concursados da área que esperam pela convocação. Durante discurso, Rejane afirmou que a pasta enfrenta dificuldades estruturais em muitas escolas e financeiras.
Foto: João Alberto/O Olho
Rejane destacou o esforço feito pelo governo para assegurar o pagamento do piso nacional dos professores. Segundo ela, a convocação dos concursados será realizada de acordo com a capacidade financeira do Estado. Ela destacou as dificuldades de adequação a Lei de Responsabilidade Fiscal. " Vamos chamar os concursados dentro da nossa necessidade e da realidade financeira do Estado. Não faremos as coisas de forma irresponsável. Pedidmos a compreensão de todos", disse.
A nova secretária afirmou que a meta será transformar a Educação do Piauí em uma referência nacional, como ocorreu na área das pessoas com necessidades especiais. “Precisamos do apoio de todos da nossa bancada federal em Brasília, da Assembleia Legislativa e de todos que formam a secretária de Educação para que possamos virar uma referência. Já enfrentamos esse desafio antes da área da pessoa com deficiência”, destacou Rejane.
Entre as metas apresentadas, Rejane afirma que irá seguir objetivos como a modernização do almoxarifado da secretaria, nomeação de 700 concursados entre 34 nutricionistas. “Mantemos o compromisso ainda de melhorar a estrutura das escolas de Tempo Integral. Esse é um pedido feito pelos pais de nossos alunos e vamos cumprir. Nossa prioridade será a educação básica”, destacou.
Foto: João Alberto/O Olho
PROTESTO
Os aprovados no último concurso da Secretaria de Educação (Seduc) de 2014  realizaram uma manifestação na frente do Palácio de Karnak, reivindicando nomeação. Nos últimos concursos foram 2.700 aprovados e até agora 700 deles foram convocados.
Segundo Diego Parentes, um dos manifestantes, além do problema de não convocação dos aprovados, os que já foram chamados estariam sendo lotados em escolas no interior do Piauí, embora também faltem professores em escolas públicas da capital.
“Pedimos a convocação dos aprovados. Tem professor que está fazendo mais que sua função. Tem gente dando aula de física e matemática”, diz Diego. No final do ano passado, ainda segundo o manifestante, o contrato com professor substituto venceu, e o Governo havia prometido que iria chamar os aprovados.
Colaboração: Izabella Pimentel

fonte portal o olho