quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Seminário visa facilitar elaboração de Planos de Negócio pelo Viva o Semiárido


Seminário visa facilitar elaboração de Planos de Negócio pelo Viva o Semiárido

Neste mês,cinco planos de negócios foram homologados pelo CONGEP,totalizando investimentos de R$ 826.538,40.


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Diretoria de Combate à Pobreza Rural, está promovendo nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), no Lord Hotel, em Teresina, uma Oficina sobre Guia de Elaboração de Projetos de Investimentos Produtivos (PIP) no âmbito do projeto Viva o Semiárido. O evento tem a parceria do Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Um dos objetivos deste evento é apresentar uma ferramenta de trabalho que está sendo utilizada nos projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida) no Brasil, conhecida como guia de elaboração de planos de negócios.  O segundo interesse foi reunir entidades de assistência técnica que foram selecionadas por meio de licitação e que vão acompanhar os projetos do Viva o Semiárido para acertar os detalhes sobre a contratação e forma de realização dos trabalhos, como vai acontecer a prestação de contas e o sistema de monitoramento desta assistência técnica direcionada aos agricultores.
Para o diretor de combate à pobreza rural da SDR, Francisco das Chagas, o evento é importante. “Este é um roteiro de elaboração e análise de projetos acompanhado de um conjunto de planilhas que facilitam a análise econômica dos planos de negócio”, explica.
No primeiro dia de evento foi realizada a contextualização do projeto Viva o Semiárido e foram apresentadas novas diretrizes, além do papel das entidades e/ou empresas no processo de elaboração de projetos de assistência técnica. Na sexta-feira (24) vai haver atividade prática de utilização de PIP e assinatura de contratos e termos de colaboração para elaboração dos projetos.
Hildebrando Pires, representante da Cáritas de São Raimundo Nonato, afirmou que o projeto Viva o Semiárido surgiu como uma grande notícia para o estado do Piauí, sendo um dos projetos que se apresenta, nos últimos anos, de maneira mais direta e mais focada nas preocupações da agricultura familiar do semiárido. “A oficina é necessária, neste momento, para nivelar informações. A capacitação traz como novidade, o enxugamento do roteiro, dando maior celeridade ao processo de elaboração dos planos de negócios,”.
O evento teve a presença de representantes do Emater, Cáritas, Cootapi, Celta, Engeter,Emplanta e Semear.
Plano de negócios
No início deste mês, cinco planos de negócio foram homologados pelo Conselho de Gestão do Projeto, composto pela SDR, Emater, Sefaz, Seplan, Seduc e Setre. Serão investidos R$ 826.538,40 que serão investidos nas áreas de ovinocultura e caprinocultura de entidades dos municípios de Valença, Bela Vista, Itainópolis e Barra D’Alcântara. Ao todo, 101 famílias terão suas atividades de produção beneficiadas com apoio do governo do estado, através do projeto Viva o Semiárido.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br