Desembargadora do TRE pede vistas e eleição em Itaueira segue indefinida
A mesma situação de eleição indefinida acontece nos municípios de Miguel Leão e em São Miguel do Tapuio. Recursos serão votados na próxima semana
O município de Itaueira, a 332 km de Teresina, ainda não sabe quem será o novo prefeito. O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral iria decidir nesta sexta-feira (07) sobre o indeferimento ou a manutenção na candidatura de Quirino Alencar (PTB), mas a desembargadora Maria Célia Lima pediu vistas do processo, o que adiou a decisão para a próxima segunda-feira (10).
Hoje, os desembargadores Edvaldo Moura e Antonio Lopes votaram a favor do indeferimento da candidatura do prefeito que busca a reeleição. Já os desembargadores Agrimar Rodrigues e Geraldo Magela se colocaram contra o indeferimento, ou seja, pela aprovação da candidatura.
Foto: Moura Alves/ODIA
Quirino Alencar teve as contas as contas reprovadas quando foi prefeito der Itaueira entre os anos de 2005 e 2008, o que motivou a proibição da sua candidatura na primeira instância da justiça eleitoral.
Nesta eleição, Quirino obteve 4.193 votos. O seu adversário Chico Moura (PSD) obteve 2.666. No entanto, a vitória não foi confirmada porque o recurso ainda não havia sido votado no TRE.
A mesma situação de eleição indefinida acontece nos municípios de Miguel Leão, com o candidato Professor Joel (PSD); e em São Miguel do Tapuio, com o candidato Lincoln Matos (PTB).
O TRE planejava votar, nesta sexta-feira (07), os 37 recursos de indeferimento de candidaturas de prefeitos e vereadores. No entanto, 16 processos serão votados somente na próxima semana, incluindo os casos de Itaueira, Miguel Leão e São Miguel do Tapuio.