Família vive momentos de desespero após vazamento de gás de cozinha
Bombeiros alertam para os perigos de usar registros não normatizados pela ABNT e dão orientações em caso de vazamentos.
Uma mãe e dois filhos viveram momentos de tensão e desespero na noite de ontem (07) por conta do vazamento de gás de cozinha após uma falha da torneira que veda o botijão. Iluska Carvalho foi baixar o equipamento, que acabou sacando e liberou uma grande quantidade de gás na residência. Este tipo de vazamento, segundo os bombeiros, é uma das principais causas de incêndios e explosões residenciais.
Em conversa com o Portal Iluska, que mora no Mocambinho, relatou o ocorrido: “Eu tinha terminado de fazer a janta e como de costume, fui baixar a torneira do botijão, mas percebi que ela estava dura. Então forcei um pouco para baixo e ela sacou expelindo em seguida um jato de gás fortíssimo. Um gás branco, condensado”, diz.
A única reação que conseguiu ter no momento, ela conta, foi gritar pelos filhos e sair com eles de casa. Iluska é mãe de uma menina de 10 anos e um menino de 12. “Eu saí gritando no meio da rua avisando os vizinhos para não ligarem nada, não acenderem fósforo, e saírem de casa, porque estava tendo vazamento de gás e o botijão poderia explodir a qualquer momento”. Segundo ela, a torneira (foto ao lado) tinha validade até 2020.
No desespero, dois vizinhos ainda entraram na residência de Iluska e abriram portas e janelas para que o gás se dispersasse. Um deles, ainda foi até o botijão e retirou a torneira, para que o gás restante não saísse. Nesta altura, o filho de Iluska já tinha acionado o Corpo de Bombeiros que, segundo ela, chegou em menos de 20 minutos.
O Comando de Socorro vedou novamente o botijão com os equipamentos apropriados e verificou cômodo por cômodo, a casa, se certificando de que não havia mais gás disperso em seu interior e nem risco de eventuais explosões ou princípio de fogo. Apesar disso, Iluska conta que preferiu passar a noite na casa do sogro. “Os bombeiros me garantiram que não havia mais risco, mas no momento o medo toma conta da gente e ficar lá foi a última coisa em que pensei. Eu vi o desespero da minha filha com aquilo e quis poupá-la de também”, afirma.
Orientações e cuidados
Iluska contou que no momento do vazamento do gás, vários aparelhos eletrônicos como ar condicionado, televisão e algumas lâmpadas da casa estavam ligados. O maior acerto dela foi não desligar nenhum dos equipamentos. Quem explica é o tenente Wilson Benedito, do Comando de Socorro do Corpo de Bombeiros.
“A atitude correta é deixar tudo como está. Se estiver tudo ligado, deixe ligado, se estiver desligado, não ligue. O erro das pessoas é achar que o que causa a explosão é o gás em si. Não é. É a centelha que acende quando se aperta o interruptor ou se mexe na tomada. O aparelho eletrônico, estando ele ligado ou não, não causa a faísca que pode provocar a explosão. O que provoca a explosão é ligar ou desligar a tomada, ligar ou desligar o interruptor”, explica.
Além disso, no caso de vazamento, o aconselhável, depois de acionar imediatamente os Bombeiros, é abrir portas e janelas para dispersar o gás. “O gás confinado aumenta o risco de explosão e sua inalação pode causar intoxicação”, diz o tenente.
Outro ponto importante, ele destaca, diz respeito à torneira que liga o botijão ao fogão. O consumidor deve ficar atento para a qualidade do produto adquirido e verificar sempre se ele está em conformidade com as normas da ABNT e certificado pelo órgão competente. Torneiras e mangueiras de gás, alertam os bombeiros, devem ser compradas apenas em lojas especializadas na venda de peças equipamentos de segurança para fogões. A instalação destes equipamentos também deve ser feita somente por profissionais especializados.
Em caso de vazamento de gás:
1- Chame imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do número 193
2- Abra portas e janelas o mais rápido possível para que o gás se disperse
3- Evite ligar ou desligar aparelhos eletrônicos nos botões liga/desliga e na tomada
4- Saia de casa e procure um local mais arejado para se abrigar até a chegada dos bombeiros
Prevenção
1- Certifique-se de que a torneira e a mangueira utilizados são apropriadas para seu tipo de botijão
2- Certifique-se de que os equipamentos estão bem instalados e evite mexer ou instalá-los sem o auxílio de um profissional competente
3- Verifique se produto está dentro do prazo de validade e se segue as normas estabelecidas pela ABNT, sendo por ela certificado