Redação: escola que liderou média no país pode perder o posto
A lista em que uma escola de Teresina aparece com a maior média na redação do Enem será reformulada e pode haver alguma alteração no resultado. O Ministério da Educação reconheceu que houve um erro nos cálculos para a divulgação dos resultados por Escola e uma nova lista será divulgada no próximo dia 30.
Elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a lista foi divulgada na terça-feira (4) e apresenta as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Foram divulgadas as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas – o critério de divulgação inclui todas as escolas em que pelo menos 50% dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2015.
Na tabela, o Instituto São José, no bairro Mocambinho, apareceu com a pontuação média de 920 - isso dos 17 melhores alunos-, a maior do país. O Piauí tem quatro entre as 10 escolas do Brasil que mais pontuaram na redação do Enem 2015. São elas: o Instituto Educacional São José, unidade Mocambinho, Instituto Dom Barreto, Educandário Santa Maria Goretti e Colégio CEV.
Em nota, o MEC admitiu que houve um erro e que a tabela será reformulada. “O Inep reconheceu que houve um equívoco na interpretação da legislação, por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola, e por isso os institutos federais não foram incluídos nos resultados anunciados pela presidente do instituto, Maria Inês Fini, nesta terça-feira, 4, em Brasília”, informou.
No site da instituição, ainda consta a tabela com o ranking antigo e, em contato com a assessoria de imprensa da instituição, foi informado que a alteração só será feita no fim do mês.