Ministério libera R$ 2,5 milhões para adutora em Pedro II
Para reforçar as ações emergenciais de abastecimento desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), o Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 2,5 milhões para a construção de adutora de engate rápido no município de Pedro II. A portaria que autoriza o repasse dos recursos foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaias, a obra da adutora que deve a abastecer a cidade de Pedro II com água de poços perfurados pela Sedec na região já está em fase de execução. “Devido ao longo período de estiagem que atinge o Piauí, o açude Joana, que abastece Pedro II, está operando com o volume de água muito abaixo do normal. Para resolvermos o problema de abastecimento no município, fizemos um estudo e constatamos que a forma mais rápida e viável para a solução do problema seria a construção dessa adutora de engate rápido, com capitação de água de poços. Nosso plano de trabalho foi aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, a obra já foi iniciada e, no mais curto intervalo de tempo possível, daremos uma solução para o problema”, disse o gestor.
Para Hélio Isaias, uma das vantagens da instalação de adutoras de engate rápido é a possibilidade de fazer o deslocamento das mesmas para outras regiões, dependendo da necessidade. “Essa adutora de Pedro II vai solucionar o problema de abastecimento no município, mas quando voltar a chover e o reservatório que abastece a cidade recuperar o volume normal, ela poderá será instalada outra região que esteja precisando”, destacou.