Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Morre aos 5 anos filha do diretor do Hospital Natan Portella em Teresina e gera forte comoção

 A pequena Esther Sousa, de apenas 5 anos, morreu nesta segunda-feira (11/05), gerando forte comoção em Santa Cruz do Piauí e também em Teresina. O falecimento foi confirmado pelo Instituto Natan Portella, que emitiu nota de pesar prestando solidariedade à família.

“Esther era uma criança cercada de amor, cuidado e dedicação”, destacou o hospital em seu comunicado, que também ressaltou a “doçura, força e luz” deixadas pela menina na vida de familiares e amigos.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Esther era filha do empresário e diretor-geral do Hospital Natan Portella, Jurandir Martins dos Santos Filho, o Dr. Jurandir Filho, e de Sirleide Sousa. A menina também pertencia a uma tradicional família da política piauiense: sobrinha do ex-prefeito Barroso Neto e prima da atual prefeita de Santa Cruz do Piauí, Laís Barroso, além do vice-prefeito Marcelo Martins.

A criança faleceu na capital, onde estava internada há alguns dias. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Desde os primeiros meses de vida, Esther enfrentava problemas de saúde com coragem e um sorriso carismático, o que a tornou muito querida entre familiares e moradores da cidade.

Em publicação nas redes sociais, Jurandir Martins Filho agradeceu as orações e mensagens de carinho recebidas. “Mesmo em meio à dor da despedida, queremos agradecer por cada oração, cada palavra de fé, cada gesto de carinho”, escreveu.

Ele definiu a filha como uma guerreira e pediu orações. “Esther foi uma guerreira, uma luz preciosa que marcou para sempre nossos corações. Continuem orando por nossa família para que Deus nos dê força, consolo e paz”, afirmou.

A Prefeitura de Santa Cruz do Piauí também divulgou nota de pesar. “Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus pais, familiares e amigos, desejando força, fé e conforto”, diz o texto.

Nas redes sociais, moradores, autoridades e amigos compartilharam homenagens e mensagens de apoio. O clima no município foi de forte emoção ao longo do dia.

fonte 180graus.com

Pai piauiense e quatro filhos morrem após carro cair em represa em Goiás

 Uma família piauiense foi vítima de um trágico acidente na noite do último domingo (11/05). Onde o carro da familia caiu em uma represa no Condomínio Colorado Premium, às margens do Lago Corumbá IV, em Alexânia, no entorno do Distrito Federal. Seis pessoas morreram, cinco delas da mesma família, que tinha origem no município de União, no Piauí. A única sobrevivente foi a mãe das crianças e esposa do condutor.

Foto: ReproduçãoAcidente em Lago Goias

Entre as vítimas fatais estavam Wellinton Barcelar Santiago, de 35 anos, e sua filha Dafne Nicole de Sousa Santiago, de 18, ambos naturais de União. Também morreram os outros três filhos do casal, que nasceram em Goiás: Jefferson Wallan, de 14, Bryan Brenno, de 9, e Wellyson Devid, de 6. Um amigo da família, Cleber Jhon, de 43, que morava em Caxambu e também trabalhava na região, completou a lista de vítimas fatais. A esposa de Wellinton foi a única a escapar com vida e relatou à Polícia Militar que conseguiu sair do automóvel para pedir ajuda.

Segundo o relato da sobrevivente às autoridades, ela não se lembra da dinâmica do ocorrido, apenas que viu muita água entrando no veículo antes de conseguir escapar. O carro ficou submerso e apenas a parte traseira ficou visível. Familiares e amigos disseram que a família estava no condomínio curtindo o descanso de fim de semana em um lote do qual Wellinton era proprietário. Uma campanha solidária busca arrecadar mais de R$ 30 mil para custear o translado dos corpos para o Piauí.

fonte 180graus.com

Moradores denunciam abandono e cobram melhorias em ruas da Vila Meio Norte

 


Moradores da Vila Meio Norte denunciaram as dificuldades enfrentadas por quem vive na região por conta das condições precárias de acesso nas ruas do bairro. Em vídeo divulgado nas redes sociais, populares afirmam que as ruas São Francisco e Alda Rodrigues Neiva estão praticamente intrafegáveis, causando transtornos diários para famílias da comunidade.

Segundo os relatos, a situação piora em períodos de chuva, quando lama, buracos e o mato tomam conta das vias, dificultando a passagem de veículos, motocicletas e até de pedestres. Os moradores afirmam que o problema já se arrasta há bastante tempo e cobram providências urgentes do poder público.

Durante o vídeo, um dos moradores pede ajuda das autoridades e destaca que a população está sofrendo com a falta de infraestrutura. Além da dificuldade de acesso, a comunidade teme que ambulâncias, viaturas e outros serviços essenciais tenham problemas para entrar na região em casos de emergência.

As imagens mostram trechos das ruas com muitos buracos, lama e vegetação avançando sobre a via, reforçando a reclamação feita pelos moradores.

A comunidade pede que a Prefeitura realize serviços de recuperação das ruas, limpeza e melhorias na infraestrutura para garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores da Vila Meio Norte.

domingo, 10 de maio de 2026

Motorista morre e passageira fica presa às ferragens após caminhão tombar em Cajueiro da Praia

 O condutor morreu no local e a passageira foi levada ao hospital.

Foto: PM-PI

Um motorista morreu e uma passageira ficou ferida após um caminhão tombar na manhã deste domingo (10), às margens da BR-402, nas proximidades do povoado Camurupim, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

Segundo a Polícia Militar do Piauí, o acidente aconteceu por volta das 8h20. Equipes da 2ª Companhia do 24º Batalhão foram acionadas para atender a ocorrência e, ao chegarem ao local, constataram que o motorista, identificado como André Felipe Diniz Silva, havia perdido o controle de um caminhão. Ele morreu no local.

A passageira, identificada como Larissa Dantas, ficou presa às ferragens, mas foi resgatada com vida. Ela recebeu os primeiros atendimentos de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada para atendimento médico. O estado de saúde dela não foi informado.


Foto: PM-PI

O trabalho de resgate foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. A perícia também esteve no local para apurar as circunstâncias do acidente.

Após a remoção do corpo e o atendimento à vítima sobrevivente, a ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que controlou o trânsito e coordenou a retirada do veículo da pista. As causas do acidente ainda serão investigadas.

fonte portalclubenews.com

Metrô de Teresina inicia nesta segunda (11) operação nas estações Todos os Santos e Colorado; confira os horários

 A operação será parcial para permitir o avanço das obras de modernização da linha férrea

O Metrô de Teresina inicia, a partir desta segunda-feira (11), a operação com passageiros no ramal Sudeste, contemplando as novas estações Todos os Santos e Colorado. Nesta fase inicial, o serviço contará com dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) operando simultaneamente nos horários de pico.

De acordo com a coordenação do sistema, a operação será parcial para permitir o avanço das obras de modernização da linha férrea, que incluem a substituição de trilhos e dormentes ao longo do trajeto.

  

Metrô de Teresina inicia nesta segunda (11) operação nas estações Todos os Santos e Colorado
Divulgação

 Novos horários de operação do novo ramal:

  • Manhã (Saída de Todos os Santos sentido Centro):

1ª Viagem: 06h50

2ª Viagem: 08h00

  • Tarde/Noite (Retorno do Centro sentido Todos os Santos):

Viagens de encerramento saindo da Estação Alberto Silva após as 17h10 (conforme fluxo de integração com o ramal Dirceu).

Entre 9h e 17h, a circulação será suspensa para continuidade dos serviços de engenharia e manutenção. Já o ramal Dirceu segue operando normalmente nos horários de pico.

Segundo o coordenador de operações do sistema, Augusto Ayres, a retomada ocorre de forma gradual e planejada. “Iniciamos nos horários de maior demanda para atender a população, enquanto mantemos as obras no restante do dia, garantindo o cumprimento do cronograma”, explicou.

Com a ampliação, o sistema passa a atender diretamente moradores das regiões do Grande Dirceu e Colorado, oferecendo uma alternativa de transporte mais rápida e econômica.

Modernização do metrô e tarifa zero

O projeto de modernização do metrô, conduzido pelo Governo do Estado, já soma mais de R$ 600 milhões em investimentos, incluindo novos VLTs e expansão da malha. Desde 2025, Teresina também passou a contar com tarifa zero no sistema metroviário, sendo a única capital do país com gratuidade nesse modal.


Fonte:a10mais.com/ Governo do Estado do Piauí

ACIDENTE Ex-jogador amador que estava desaparecido é encontrado morto em rio no interior do Piauí

 Vítima estava desaparecida desde sexta-feira (8), após saltar de canoa durante travessia entre Maranhão e Piauí

Wescley de Alcântara da Silva, ex-jogador amador conhecido em Floriano, foi encontrado morto na manhã deste domingo (10), após ter desaparecido nas águas do rio Parnaíba. As circunstâncias ainda serão investigadas.

Segundo informações preliminares, ele estava desaparecido desde a manhã de sexta-feira (8), quando teria saltado de uma canoa durante a travessia entre Barão de Grajaú (MA) e Floriano. Desde então, buscas vinham sendo realizadas na região.

  
Ex-jogador amador que estava desaparecido é encontrado morto em rio no interior do Piauí
Reprodução
 
 

O corpo foi localizado nas primeiras horas deste domingo. As circunstâncias do ocorrido ainda não foram esclarecidas.

De acordo com relatos, Wescley enfrentava problemas relacionados ao uso de entorpecentes e já possuía passagens pela polícia. O caso será investigado pelas autoridades, que devem apurar a dinâmica da morte.

Fonte: Portal A10+ com informações do JC24hrs

PF investiga compra de triplex de R$ 22 milhões por Ciro Nogueira

 Senador é alvo de apuração ligada ao caso Banco Master

A Polícia Federal passou a investigar a compra de um triplex de luxo em São Paulo pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e possíveis vantagens indevidas a agentes políticos.

As informações foram divulgadas neste domingo pelo Metrópoles, com base em investigações da PF.

Foto: Montagem Portal AZCiro Nogueira e a compra do triplex

Segundo a investigação, o imóvel de alto padrão, avaliado em cerca de R$ 22 milhões, foi adquirido semanas antes de o senador apresentar uma proposta de emenda constitucional que ampliava a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos de R$ 250 mil para R$ 1 milhão. A medida, de acordo com a PF, poderia beneficiar instituições financeiras com dificuldades de liquidez, entre elas o Banco Master.  
 

Foto: ReproduçãoTriplex está em fase de construção no edifício Oscar 900
Triplex está em fase de construção no edifício Oscar 900

Os investigadores apontam que a compra do triplex ocorreu 26 dias antes da apresentação da chamada “Emenda Master”. Mensagens apreendidas pela operação indicariam que assessores ligados ao banco teriam elaborado o texto posteriormente apresentado no Senado por Ciro Nogueira. Em uma das conversas citadas pela PF, o banqueiro Daniel Vorcaro teria afirmado que a proposta “saiu exatamente como mandei”.  

Foto: ReproduçãoPlanta de um dos andares no triplex
Planta de um dos andares no triplex

A apuração também investiga supostos repasses mensais atribuídos ao grupo empresarial ligado ao senador. De acordo com a PF, empresas relacionadas a Ciro teriam recebido pagamentos entre R$ 300 mil e R$ 500 mil mensais. A corporação afirma ainda que uma holding apontada como ligada ao parlamentar foi utilizada em negociações imobiliárias envolvendo imóveis de alto padrão.  

Na última quinta-feira, a quinta fase da Operação Compliance Zero teve Ciro Nogueira como alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos em Brasília e no Piauí. Durante a ação, agentes apreenderam veículos, incluindo uma BMW, além de malotes encontrados na residência do senador na capital federal.  


A defesa do parlamentar nega irregularidades e afirma que o imóvel foi adquirido com recursos próprios por meio de empresa da família. Os advogados também sustentam que as medidas adotadas pela investigação foram baseadas em “mera troca de mensagens” e classificaram as suspeitas como precipitações sem comprovação de ilegalidade.  

Fonte: www.portalaz.com.br/Com informações do Metrópoles

Motociclista morre e outro fica ferido em colisão na BR-230 no interior do Piauí

 Uma colisão entre duas motocicletas na tarde deste domingo (10/05) terminou em tragédia na BR-230, nas proximidades da ponte da Várzea, em Oeiras, no Sul do Piauí. Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido.

Foto: ReproduçãoMotociclista morre e outro fica ferido em colisão na BR-230 em Oeiras

A vítima fatal foi identificada como Gilmar de Sousa, conhecido na região como “Malá”, morador do bairro Várzea. O outro condutor, Juvenal — popularmente chamado de “Cabeça Branca” e residente do bairro Rosário — foi socorrido com ferimentos de gravidade.

Segundo informações colhidas no local, o acidente ocorreu por volta das 12h. Um dos motociclistas tentou atravessar a rodovia lateralmente e foi atingido pela outra moto, que seguia no sentido Centro.

Com a força do impacto, Juvenal foi arremessado para fora da pista. Ele sofreu escoriações e fraturas expostas na perna e no braço. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros socorros e o encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras.

Gilmar, no entanto, não resistiu. Os socorristas tentaram reanimá-lo ainda na rodovia, mas o óbito foi constatado no local. O corpo permaneceu na pista aguardando a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a perícia. Em seguida, foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

As circunstâncias exatas da colisão ainda não foram oficialmente divulgadas e serão investigadas pelas autoridades competentes.

fonte 180graus.com

Jovem cai do 4º piso do Shopping Rio Poty e é socorrido em Teresina

 Um jovem ainda não identificado caiu do piso L4 do Shopping Rio Poty, na tarde deste domingo (10/05), em Teresina. Durante a queda, a vítima atingiu um veículo que estava em exposição no piso térreo do centro comercial, provocando grande movimentação entre clientes e funcionários do local.

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Equipes de emergência prestaram os primeiros socorros ainda dentro do shopping. O jovem foi encaminhado com vida para uma unidade de saúde da capital, mas até o momento não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dele.

As circunstâncias da queda ainda deverão ser investigadas pelas autoridades competentes. O caso chamou atenção de frequentadores que estavam no estabelecimento no momento do incidente e gerou forte repercussão nas redes sociais.

fonte 180graus.com

sábado, 9 de maio de 2026

VACINAÇÃO Campanha de vacinação contra a raiva chega às zonas Norte e Leste de Teresina neste sábado (9)

 A importância da imunização foi reforçada recentemente após um caso suspeito de morte por raiva humana em Oeiras

Neste sábado (9), das 8h às 17h, terá início a etapa urbana da campanha de vacinação contra a raiva em Teresina, contemplando as zonas Norte e Leste e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) convoca os tutores a levarem cães e gatos a partir de três meses de idade para um dos 137 postos de imunização instalados.

Segundo a médica veterinária Oriana Bezerra, da Gerência de Zoonoses, é fundamental que os animais sejam conduzidos com segurança: “A FMS orienta que os tutores utilizem coleira ou caixa de transporte e que os animais sejam acompanhados por pessoas capazes de contê-los durante a aplicação da vacina”.  

Campanha de vacinação contra a raiva chega às zonas Norte e Leste de Teresina neste sábado (9)Reprodução
 
 
 

A médica veterinária explica ainda que animais vacinados em novembro de 2025 também devem ser levados aos postos neste sábado, já que o intervalo de referência para a revacinação é de quatro meses. “Essa orientação segue protocolos técnicos adotados pelo Ministério da Saúde e garante que cães e gatos mantenham a proteção contínua contra a doença, reforçando a importância da participação dos tutores nesta etapa da campanha.”

Na zona Leste, os postos estarão distribuídos em locais estratégicos, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Ponte Estaiada em sistema drive-thru, além de escolas, unidades de saúde e igrejas, atendendo bairros como Ininga, São Cristóvão, Satélite, Pedra Mole e Vale do Gavião. Já na zona Norte, a vacinação ocorrerá em unidades de saúde, escolas, associações comunitárias e órgãos públicos, abrangendo bairros como Mocambinho, Santa Maria da Codipi, Buenos Aires, Primavera e Parque Brasil. A lista completa de locais pode ser consultada no site oficial e no Instagram da FMS.

A campanha já foi realizada na zona rural em abril e seguirá para as zonas urbanas Sul e Sudeste no dia 16 de maio. Em 2026, a FMS alterou o calendário da vacinação antirrábica anual para evitar o período de “B-R-OBRÓ”, marcado por altas temperaturas, garantindo maior conforto para animais, tutores e profissionais.

A importância da imunização foi reforçada recentemente após um caso suspeito de morte por raiva humana em Oeiras (PI). A doença, de letalidade próxima a 100%, pode ser transmitida por diferentes espécies de animais infectados, como morcegos e saguis, mas em áreas urbanas e rurais os principais transmissores são cães e gatos, devido ao contato direto com humanos. A transmissão ocorre por mordidas, arranhões ou até lambidas, tornando a vacinação preventiva essencial para proteger tanto os animais quanto a população.

Fonte: a10mais.com/ Prefeitura de Teresina