Motoristas e cobradores farão greve a partir de sexta-feira (23)
ÔNIBUS: as categorias pedem reajuste de 10% em salários. Empresários ofertaram apenas 7% de aumento.
Usando narizes de palhaço, motoristas e cobradores de ônibus do Sistema de Transporte Público de Teresina decidiram, na tarde desta terça-feira (20), pela realização de greve. O movimento vai ser deflagrado a partir das 00h da próxima sexta-feira (23).
Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários de Teresina (Sintetro), localizado no centro de Teresina. A greve foi defendida pela unanimidade presente.
“A categoria quer 10%. Os empresários ofereceram só 7%. Os 7% representam apenas 1% a mais do que a inflação. Essa oferta não agrada. Vamos parar, mas também vamos continuar negociando até conseguir o que a categoria deseja”, disse o presidente do Sindicato, Francisco das Chagas.
Além do reajuste salarial, os trabalhadores querem a redução da carga horária, das atuais 7h20 para 6h diárias, plano de saúde totalmente pago pelos empresários (sem cobrança de coparticipação), café da manhã nos terminais, entre outras reivindicações.
O Setut afirma que até aceita negociar salários, mas apenas após a conclusão do processo licitatório que vai escolher novas empresas que atuarão no sistema de transporte público da capital do Piauí.
O Sintetro ainda não confirmou a quantidade de veículos que vão continuar circulando durante o movimento grevista. “O acordo com os empresários ainda vai ser feito. Caso seja decretada a ilegalidade da greve com liminar estamos dispostos a pagar multa”, disse Francisco das Chagas.
fonte cidadeverde.com