terça-feira, 20 de maio de 2014

Sem almoço, escola em Tempo Integral libera alunos mais cedo


Sem almoço, escola em Tempo Integral libera alunos mais cedo

O fato é registrado há cerca de um mês na Escola Estadual Darcy Araújo, que deve manter alunos em dois turnos.

A escola estadual Darcy Araújo, referência no ensino público em tempo integral, está liberando os alunos ao meio-dia por falta de almoço. O governo do Estado não estaria repassando o valor referente à refeição desde o início do ano letivo.

Foto: Jordana Cury/Cidadeverde.com

A denúncia foi feita ao Cidadeverde.com pela mãe de um aluno, que preferiu não se identificar. Ela acrescenta que o filho vem sendo liberado no horário de meio-dia há mais de um mês. O regular de funcionamento do tempo integral é de 7h às 16h20.

A escola Darcy Araújo tem 424 alunos e deveria receber R$ 16.504 mensal para garantir o almoço dos estudantes e funcionários que trabalham no tempo integral. 

Procurada pela redação, a diretora Verônica Matias informou , assim como outras escolas, o Darcy Araújo já tinha débitos relativos a 2013 e neste ano o primeiro repasse entrou somente em abril. 

"Isso virou uma bola de neve e pedimos ao secretário de Educação que atualizasse o débito e efetuasse de imediato o pagamento da terceira e da quarta parcela para que os fornecedores continuassem liberando o almoço. Fomos informados que ainda esta semana, pelo menos uma das parcelas seria paga. Estamos aguardando", completou a gestora.

Apesar de confirmar que os alunos estejam sendo liberados antes do horário por falta de almoço, Verônica destacou que o recurso referente aos lanches está regular. As refeições na escola aconteciam, antes do atraso nos repasses, às 9h (lanche da manhã), 11h45 (almoço) e 14h20 (lanche da tarde).

Seduc esclarece
Cidadeverde.com entrou em contato com a Ouvidoria da Seduc (Secretaria Estadual de Educação e Cultura), que confirmou já ter recebido denúncias a respeito deste problema. Também em contato com o superintendente de Ensino da pasta, EdJofre Coelho, recebemos garantia de que o caso já está sendo resolvido.

“Houve um atraso na questão dos empenhos dos recursos, mas as verbas estão sendo liberadas aos poucos. Os primeiros recursos recebidos pelas escolas foram usados para pagar o que estava em atraso. Mas a situação está sendo resolvida”, disse.

O gestor falou que os alunos estão sendo liberados mais cedo porque os professores estão participando de capacitações pelo Pacto Nacional pelo Ensino Médio.

fonte cidadeverde.com