Creche do bairro Renascença tem ventiladores furtados durante feriado
Janela da sala de aula estava aberta, mas, como a porta estava trancada, os bandidos não conseguiram chegar às outras partes da escola
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Mendes, localizado no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, teve todos os ventiladores de uma sala de aula furtados na madrugada de domingo (6). Os envolvidos na ação entraram pela janela da sala, que estava sem cadeado. Estas pessoas ainda não foram identificadas. A escola atende 370 crianças de 3 a 5 anos.
Por coincidência, a professora que ministra aula na sala que foi furtada não pode comparecer à escola na manhã desta terça-feira (8). “Mas se ela tivesse aqui, teríamos levado os alunos para o refeitório. Sem aula eles não podem ficar”, afirma a professora Lourdjania Macêdo.
A diretora da escola, Maria do Rosário, conta que já repôs dois ventiladores por conta própria para não prejudicar as crianças. Segundo o agente de portaria, a janela por onde os indivíduos adentraram na sala estava aberta. Como a sala estava trancada, não conseguiram chegar às outras partes da escola. Esta foi a primeira vez que o centro sofreu um furto.
Foto: Assis Fernandes/ ODIA
Ainda de acordo com a diretora, a escola passa por muitas dificuldades no que se refere ao calor. Isto porque, o Cmei não é climatizado e, além disto, apenas um dos bebedouros funciona. “Desde o ano passado, que escrevo ofícios solicitando ar-condicionado e nunca fui atendida. Temos casos de crianças que passam mal e professores também”, afirma a diretora.
Segundo Maria do Rosário, uma das professoras trouxe o seu próprio ar-condicionado e fez a instalação por conta própria, porque já havia passado mal e não suportava mais trabalhar nessas condições. “Também tem criança que passa mal; por isso, há pressão dos pais para que isso seja solucionado logo, mas já expliquei que já fiz a solicitação diversas vezes, mas não cabe mais a mim, estou aguardando a Semec”, ressalta a diretora. Para ela, a escola já desenvolve seu papel de maneira eficaz, mas se houvesse um conforto o aprendizado seria muito mais aproveitado.
“Nós já temos o transformador de energia capaz de suportar o sistema de refrigeração, os técnicos já vieram aqui, fizeram a vistoria e aprovaram. Vou escrever novamente um ofício solicitando, dessa vez explicando a visita técnica e espero que seja resolvido o quanto antes”, declara a diretora. Segundo ela, desde o ano passado, busca soluções para o problema.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da assessoria de comunicação, informa que, seguindo o procedimento, a escola terá todo o equipamento que foi roubado reposto o mais breve possível. Quanto ao bebedouro, o novo aparelho estará na escola esta semana. E o processo de climatização segue um cronograma. Embora muitas escolas já tenham recebido os aparelhos, O Cmei João Mendes ainda não foi climatizado e não há previsão de quando a escola receberá este benefício.