Em protesto, moradores bloqueiam carro da Eletrobras
Um grupo de moradores do bairro Manoel Evangelista, zona Sudeste de Teresina, tomou uma atitude extrema nesta quarta-feira (7) após 10 dias com constantes quedas de energia. Ao serem informados que não seria possível o reparo de um transformador, eles cercaram a caminhonete da Eletrobras e prometem interditar uma das vias do bairro com queima de pneus.
O eletrotécnico Manoel Duarte, morador do bairro, explica que 170 famílias vem sofrendo com problemas devido às quedas de energia, que acontecem geralmente durante a noite. "Toda noite quando chega 10horas é certo que a energia cai faltar. Isso tem sido cansativo, pois temos que dormir no calor, tem muita criança," reclama.
O morador afirma que, diante do problema e de vários chamados para a concessionária de energia, que nunca havia conseguido resolver a situação, foi montada uma comissão de moradores. "Fomos até lá (Eletrobras) e disseram que tinha ordem de serviço pra cá, mas não tinha", explica Manoel.
Nesta quarta, por volta das 14h, uma equipe da Eletrobras tentou novamente fazer o reparo, mas não foi possível e os moradores bloquearam o veículo com carros, impedindo que ele saísse. "Os funcionários são apenas cidadãos e não agimos de forma hostil com eles. Apenas estamos revoltados com a situação", alega Manoel.
Um dos funcionários da Eletrobras, que não quis se identificar, explicou que o problema é causado por um transformador que não suporta a carga nos momentos de momentos de maior consumo. "De noite as pessoas ligar ar condicionado e o consumo é maior", explica. consumo. "De noite as pessoas ligar ar condicionado e o consumo é maior", explica.
Em nota, a Eletrobras informou que o problema será solucionado até domingo. "Em relação à reclamação de falta de energia no bairro Manoel Evangelista, a Eletrobras Distribuição Piauí informa que será feita medição nos transformadores para avaliação do carregamento e posterior substituição, com serviços programados até domingo (11)".