Barragem do Bezerro ameaça romper e equipe do Idepi rebaixa sangradouro
Vazamento na parede do açude foi identificado na manhã deste domingo (08) por um pescador
A Guarda Municipal interditou a passagem de pessoas e veículos na estrada sobre a parede da barragem do Bezerro, em José de Freitas, diante da suspeita de vazamento e o risco de rompimento, identificado na manhã deste domingo (08/04).
- Fotos: Saraiva Repórter
Engenheiro do IDEPI já estão na cidade, analisando os riscos, e trabalhando para o rebaixamento do sangradouro para ampliar a vazão, aliviando a pressão sobre a parede do da barragem, que tem capacidade de armazenar 11 milhões de metros cúbicos.
O geólogo José Iran Paiva Felinto afirmou ao blog Saraiva Repórter que o vazamento, identificado por um pescador, pode ter sido provocado pela retirada de pedras da parede da barragem, fato que será investigado.
Assim que as equipes concluírem o rebaixamento do sangradouro, será iniciado o trabalho de recuperação da parede do açude.
O vereador Erisvaldo Saraiva Rocha, conhecido como Pampa, informou ao site Realidade em Foco que a Defesa Civil foi informada do risco de rompimento da barragem. Disse ainda que desde 2013 a prefeitura, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, cobra obras de manutenção no paredão da barragem.