segunda-feira, 9 de abril de 2018

PGJ participa da solenidade de inauguração da nova sede da Escola Judiciária do Piauí



    PGJ participa da solenidade de inauguração da nova sede da Escola Judiciária do Piauí

    Pessoas em solenidade

    O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, participou da solenidade de inauguração das novas instalações da Escola Judiciária do Piauí (EJUD). O evento foi realizado na manhã de hoje (09/04), no auditório da nova sede do órgão, localizada na Rua Professor Joca Vieira, 1449, bairro Jóquei, em Teresina. Representantes de diversos órgãos e instituições compareceram à solenidade, incluindo os Procuradores de Justiça Antônio Fonçalves Vieira, Alípio de Santana Ribeiro e Fernando Melo Ferro Gomes, além da Promotora de Justiça Ana Cristina Matos Serejo.

    Após o desenlace da fita inaugural, de apresentação da banda da Polícia Militar do Piauí e de uma exibição do coral Vox Justitia, tiveram início os pronunciamentos oficiais. O Diretor-Geral da Escola Judiciária, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, destacou que a nova sede dispõe de uma infraestrutura moderna, agradecendo a todas as instituições parceiras que contribuem para o desenvolvimento da EJUD. Citou o importante acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPI).

     Plateia

    O termo, assinado em 2016 pelo Procurador-Geral de Justiça e pelo Diretor da Escola Judiciária, prevê a disponibilização recíproca de vagas para cursos promovidos pelos dois órgãos. A parceria contempla ainda o compartilhamento de sistemas voltados para a formação de pessoal, e ainda a cessão da estrutura física, como sala de aula, biblioteca e sala de tecnologia da informação para treinamento com sistemas que são de uso comum. Um dos principais focos do termo é a realização de treinamento para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), importante plataforma que confere mais dinamismo e celeridade aos serviços jurisdicionais.

    A necessidade de capacitação para uso dos sistemas eletrônicos também foi o ponto de destaque no discurso do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Erivan José da Silva Lopes. Ele ressaltou que o trabalho da EJUD tem sido fundamental para a adequada implementação de ferramentas que agilizam a comunicação e promovem a eficiência.

    A Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – EJUD/TJPI foi criada pela Lei Complementar Estadual nº 182, de 11 de abril de 2012, e é um órgão gestor do Poder Judiciário do Estado do Piauí, tendo como objetivo proporcionar capacitação, treinamentos e aperfeiçoamento de magistrados e servidores.

    “No âmbito do Ministério Público, contamos com o CEAF, um órgão que tem produzido muitos resultados positivos e contribuído expressivamente para o aprimoramento dos serviços institucionais. Pela nossa experiência, sabemos da importância da capacitação para o corpo funcional, e por isso apoiamos e viemos prestigiar essa conquista da EJUD, que se constitui como uma importante parceira no cumprimento da missão de proteger a sociedade e promover a Justiça”, declarou Cleandro Moura.

    Fachada da EJUD

    fonte http://www.mppi.mp.br

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI