PGJ participa da solenidade de inauguração da nova sede da Escola Judiciária do Piauí
O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, participou da solenidade de inauguração das novas instalações da Escola Judiciária do Piauí (EJUD). O evento foi realizado na manhã de hoje (09/04), no auditório da nova sede do órgão, localizada na Rua Professor Joca Vieira, 1449, bairro Jóquei, em Teresina. Representantes de diversos órgãos e instituições compareceram à solenidade, incluindo os Procuradores de Justiça Antônio Fonçalves Vieira, Alípio de Santana Ribeiro e Fernando Melo Ferro Gomes, além da Promotora de Justiça Ana Cristina Matos Serejo.
Após o desenlace da fita inaugural, de apresentação da banda da Polícia Militar do Piauí e de uma exibição do coral Vox Justitia, tiveram início os pronunciamentos oficiais. O Diretor-Geral da Escola Judiciária, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, destacou que a nova sede dispõe de uma infraestrutura moderna, agradecendo a todas as instituições parceiras que contribuem para o desenvolvimento da EJUD. Citou o importante acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPI).
O termo, assinado em 2016 pelo Procurador-Geral de Justiça e pelo Diretor da Escola Judiciária, prevê a disponibilização recíproca de vagas para cursos promovidos pelos dois órgãos. A parceria contempla ainda o compartilhamento de sistemas voltados para a formação de pessoal, e ainda a cessão da estrutura física, como sala de aula, biblioteca e sala de tecnologia da informação para treinamento com sistemas que são de uso comum. Um dos principais focos do termo é a realização de treinamento para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), importante plataforma que confere mais dinamismo e celeridade aos serviços jurisdicionais.
A necessidade de capacitação para uso dos sistemas eletrônicos também foi o ponto de destaque no discurso do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Erivan José da Silva Lopes. Ele ressaltou que o trabalho da EJUD tem sido fundamental para a adequada implementação de ferramentas que agilizam a comunicação e promovem a eficiência.
A Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – EJUD/TJPI foi criada pela Lei Complementar Estadual nº 182, de 11 de abril de 2012, e é um órgão gestor do Poder Judiciário do Estado do Piauí, tendo como objetivo proporcionar capacitação, treinamentos e aperfeiçoamento de magistrados e servidores.
“No âmbito do Ministério Público, contamos com o CEAF, um órgão que tem produzido muitos resultados positivos e contribuído expressivamente para o aprimoramento dos serviços institucionais. Pela nossa experiência, sabemos da importância da capacitação para o corpo funcional, e por isso apoiamos e viemos prestigiar essa conquista da EJUD, que se constitui como uma importante parceira no cumprimento da missão de proteger a sociedade e promover a Justiça”, declarou Cleandro Moura.
fonte http://www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI