Na manhã de hoje (23), o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, repassou orientações aos Comandantes de Unidades Operacionais sobre as atribuições policiais militares durante o período de contensão da propagação do novo corona vírus, bem como a preservação de serviços e atividades essenciais.
De todas as determinações e recomendações transmitidas pelo Comandante Geral, destaca-se a conscientização da tropa sobre a missão apresentada à Corporação, que deverá dividir responsabilidades e trabalhar de forma coordenada com outros órgãos, devido à complexidade do problema. Diante disso, será suspenso o calendário de férias dos policiais militares a partir do mês de abril, devendo ser retomado após a normalização da situação. Além disso, foi esclarecido que o Hospital da Polícia Militar e o CAIS, Centro de Assistência Integral à Saúde, dará suporte aos policiais militares que, porventura, venham a adoecer neste período.
Também foi divulgada a chegada de 3 mil kits de higiene, incluindo máscaras e álcool em gel 70%, que serão distribuídos pelas Unidades Operacionais do Estado.
Outro importante ponto enfatizado são as ações policias militares necessárias para a garantia do cumprimento do Decreto Estadual nº 18.902, de 23 de março de 2020, que determina a suspensão de atividades comerciais e de prestação de serviços, em complemento ao Decreto nº 18.901, de marco de 2020, que determina as medidas excepcionais voltadas para o enfrentamento da grave crise de saúde pública decorrente do Covid-19.
Com base no novo decreto, a Polícia Militar atuará na fiscalização do seu cumprimento, colaborando no esvaziamento das ruas, seja por meio do policiamento ostensivo geral, seja mediante a realização de operações planejadas. No interior, as unidades devem reforçar a conscientização da população por meio de ações integradas com as Secretarias de Saúde municipais, seja com orientações, seja com a utilização de carros de som. A Polícia Militar também deverá ser empregada na realização de barreiras sanitárias para fiscalizar as divisas.
fonte http://www.pm.pi.gov.br
Postagem: Cabo PM Larissa
DCOM