quinta-feira, 23 de abril de 2020

PMPI realiza videoconferência com os Grandes comandos da Capital e Interior do Estado



Na manhã desta quinta-feira (23), ocorreu uma videoconferência entre o Comandante Geral da PMPI e os comandantes de batalhões, de Unidades e Companhias da Capital e Interior do Estado. 

O Coronel Lindomar Castilho, abordou cinco pontos durante sua fala: continuidade das fiscalizações durante o vigor do Decreto Estadual, o uso dos EPIs nas viaturas pelos policiais, a importância das barreiras sanitárias sobretudo no Sul do Estado e nas Divisas com Ceará e Maranhão, os procedimentos que policiais com sintomas da COVID-19 ou que desejem atendimento devem adotar e também do reforço policial nas áreas comerciais e bancárias. 

Foto_23042020_020427
No decorrer do seu posicionamento, destacou ainda a Diretriz elaborada pelo TC Lucena que deve ser aplicada em todas as Unidades, pois vai permitir a fiscalização e a padronização, o que dá segurança ao policial que está na ponta para fiscalizar e orientar. “O que sustenta a nossa história e a nossa unidade é o padrão. Então o que é aplicado aqui em Teresina, deve ser aplicado em todos os municípios em uniformidade.”, afirmou o Cel Lindomar.

Sobre o Equipamento de Proteção Individual, relatou que participou de uma reunião financeira com o Ministério Público e um dos pontos abordados foi sobre o fornecimento de EPIs para os órgãos de Segurança Pública e que eles tem esse cuidado para fornecer o equipamento às tropas.  E além disso, foi autorizado a Diretoria de Administração e Finanças a incrementar o suprimento de fundos, nas unidades, para que havendo uma possibilidade direta de crise sem muito protocolo, para que não falte o álcool gel e as máscaras para o policial. Por isso, os comandantes do Interior, que estiverem com dificuldade para receber esses equipamentos solicitem aos grandes comandos através do CPLMN, CPCE, CPSA e em Teresina, por meio do CPE, para que esses materiais cheguem às viaturas e as guarnições e continuem vigilantes a esta necessidade.  E aos policiais que sentirem algum sintoma de COVID-19, procurem o Hospital da Polícia Militar e os do Interior, procurem as equipes de saúde de cada município. 

Na semana passada, em reunião com os prefeitos da região do Semiárido e do Cerrado foi apresentado a importância das barreiras sanitárias, pois é por essas regiões que entram os ônibus de outros estados e com as barreiras, são feitas as abordagens e orientações aos condutores e passageiros sobre as medidas preventivas aplicadas durante a pandemia.  O período de realização das barreiras foi renovado por mais dez dias, e dependendo do novo decreto que deve sair nos próximos dias, ampliaremos o período ou não. 

Foto_23042020_020427
E outro ponto é sobre as agências bancárias, temos acompanhado a quantidade de pessoas indo em busca do benefício social, diante disso há uma circulação muito grande de dinheiro. Devemos ter atenção, sobretudo no Interior do Estado. Tenham contato com os gerentes do banco e se coloquem a disposição dessas agências bancárias. Pois a qualquer momento podemos ter um imprevisto nessas ações. Na capital, permaneçam vigilantes a respeito das saidinhas de banco e além disso atenção nas áreas comerciais. Orientar as patrulhas, orientar o policiamento diariamente.  E ao final, orientou os comandantes, para que ao planejarem as operações, observem as áreas comerciais e bancárias, horários noturnos e também os índices de criminalidade, e assim trabalhem de acordo com o limite financeiro.

Em seguida, o Subcomandante da PMPI, Cel Sousa Filho apresentou um recorte dos principais delitos praticados, ou seja, o desenvolvimento de crimes violentos, tráfico de drogas, roubo, furto e violência doméstica, desde quando iniciou essa pandemia no Estado do Piauí, com o objetivo de implementar o policiamento das áreas e ajudar na elaboração do planejamento das Operações.  Além disso, convocou todos os comandantes de Batalhão que já possuem seu COPOM ativo, para que entrem em contato com o Maj Lebre para serem instruídos sobre o SISPM através de videoconferência.  E também que encaminhem para a CGO até o dia 30 do decorrer mês, o planejamento das operações que serão executadas no mês de maio.  "O recurso não é ilimitado, precisamos que os senhores peguem isso de maneira pontual, de acordo com a necessidade de cada unidade e coloquem apenas aqueles policiais que estão executando a atividade fim", pontou o Cel Sousa Filho. 

Foto_23042020_030445
E posteriormente foi aberto aos demais comandantes, que apresentaram seus anseios, suas solicitações, bem como os resultados de suas ações. E, além disso, foi informado sobre a vacina disponível no HPM para os militares. 

Por fim, o Coronel Lindomar Castilho destacou que os PMS devem continuar organizando as ações, firmes, com muita legalidade, preparo, honra e cumprindo a missão. “Mantenham a disciplina. Que não nos falte fé, compromisso e coragem. Desejo a todos, sucesso e muita saúde” e encerrou a videoconferência.




fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Maj Marcos