Em reunião realizada por vídeoconferência, o Ministério Público do Piauí, por meio do representante da 2ª Promotoria de Justiça, Paulo Rubens Rebouças e a secretária municipal de Saúde de Altos, Mônica Furtado, discutiram assuntos relacionados à COVID-19 e as medidas adotadas até o momento.
A Secretaria Municipal falou da distribuição de máscaras para a população (20 mil máscaras, tendo sido priorizada a entrega para pessoas com comorbidades, acamados e cuidadores respectivos, além de gestantes ), do trabalho efetivo da força-tarefa composta por representantes da vigilância sanitária, Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal. O membro do MPPI avaliou como muito positiva quanto aos resultados e empenho dos profissionais. Já em relação aos Equipamentos de Proteção Individual, foi constada a necessidade de aquisição de mais equipamentos para curto prazo, próximos 10 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o Município continua com 01(um) caso confirmado e, do total de 100(cem) testes rápidos, foram realizados 03 com resultado negativo.
Na ocasião, houve ainda discussão sobre itens relacionados a uma eventual retomada gradual e responsável das atividades, tendo sido apontado pela Secretaria Municipal de Saúde que seria razoável a criação de uma comissão com a participação de órgãos sanitários e representantes dos comerciantes para definição do momento e forma em que ocorreria. Por fim, houve discussão sobre eventual regulamentação pelo ente público quanto à obrigatoriedade do uso das máscaras pelos cidadãos quando em espaços públicos como forma necessária para prevenção do avanço do surto e providência que será decisiva para o sucesso de uma retomada gradual e sua continuidade sem retrocessos.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI