terça-feira, 2 de julho de 2024

Dr. Pessoa contraria secretário e diz que não decidiu sobre lei dos carroceiros

 Michel Saldanha em entrevista à TV Clube garantiu o veto do Município ao texto.


Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), negou que teria tomado a decisão de vetar o Projeto de Lei, que proíbe o uso de carroças na cidade, e disse que ainda não teve acesso à íntegra do texto.

A declaração do prefeito se contrapõe à confirmação do secretário de Governo, Michel Saldanha, que em entrevista à TV Clube nesta terça-feira (2), teria garantido o veto do Município ao texto.

Durante a entrega das obras de reforma do Mercado do Mafuá, zona Norte de Teresina, Dr. Pessoa explicou que leu somente parte do projeto, pois dormiu.

“Ainda não chegou na minha mão. Eu tinha uma cópia ontem à noite e eu li parcialmente, mas quando cheguei não deu nem tempo de assistir ao jogo do Palmeiras. Dormi sentado”, informou.

A perspectiva, segundo o prefeito, é manifestar a decisão final até o final desta terça-feira. Dr. Pessoa confirmou a tendência para o veto, mas evitou anunciar a decisão de forma antecipada.

“Hoje eu vou me inteirar e olhar se veto ou não, mas por enquanto eu ainda não tenho uma decisão. A tendência é estar ao lado dos mais simples, mas vulneráveis. Mas eu não tenho uma coisa definida. Mais tarde eu tomarei a decisão”, concluiu.

OS CARROCEIROS

Em entrevistas anteriores ao Portal, a presidente da Associação de Carroceiros, Tina Lima, relatou que tem esperança do prefeito, Dr. Pessoa, não sancionar o projeto. Ela cita que muitos carroceiros não têm qualificação o suficiente para mudar a área de trabalho. Tina comenta que 234 famílias estão associadas e trabalham com carroças movidas por animais.

“A única coisa que muitos sabem é trabalhar de carroça. Eles não maltratam (os animais). A população de Teresina necessita desse serviço. A população de Teresina vai ficar sem esse serviço? Tenho esperança do prefeito não fazer isso com a gente”, desabafou Tina Lima.

CÂMARA APROVOU

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou, no dia 4 de junho de 2024, o projeto de lei da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), que suspende a circulação de veículos com tração animal na capital piauiense.

O projeto de lei propõe a substituição gradativa de cavalos e burros por outros meios, como os “cavalos de lata” que são veículos semelhantes a motocicletas. Estavam presentes 25 vereadores. Desses, 22 votaram a favor e três contra. O projeto estabelece um prazo de seis meses para entrar em vigor.

No dia da aprovação, a vereadora confirmou que nenhum carroceiro ficará desempregado. Ninguém passará fome, é só para acabar com o sofrimento dos animais porque não é justo. Esses animais poderão ir para o centro de equoterapia”. 

fonte portalclubenews.com