quarta-feira, 24 de junho de 2015

Vereadores retiram todas as menções a LGBTs e à diversidade do PME

Vereadores retiram todas as menções a LGBTs e à diversidade do PME

Emendas ao Plano Municipal de Educação foram votadas hoje.

O projeto de lei que cria o Plano Municipal de Educação (PME), votado pela primeira vez ontem (23) na Câmara de Vereadores, foi aprovado hoje sem qualquer menção à ideologia de gênero, à diversidade ou ao segmento LGBT. A proposta enviada pela Prefeitura de Teresina foi modificada através de emendas dos parlamentares conservadores. Durante a sessão, o vereador Edvaldo Marques (PSB) leu o texto original e em seguida repetiu o mesmo conteúdo, apenas excluindo os termos diversidade e gênero. 

Católicos viram as costas para vereadores que defendem a inclusão de termos como diversidade e gênero no PME
O plenário ficou lotado de católicos. Eles se manifestaram através de aplausos para os vereadores que defenderam a exclusão das questões de gênero do PME, ou de vaias direcionadas a quem defendia a inclusão. No início da sessão, a plateia rezou com as mãos estendidas em direção aos vereadores, com o objetivo de abençoar a votação. Enquanto isso, alguns representantes do movimento LGBT ouviam a frase “Jesus te ama” no momento em que se manifestavam.
A vereadora Graça Amorim (PTB) defendeu o texto original, que continha a palavra diversidade, mas foi hostilizada e chamada de “idiota”. Os católicos presentes no plenário ainda viraram as costas para demonstrar repúdio à fala da petebista. “Sou mulher e casada, mas respeito a individualidade de cada um”, rebateu a vereadora.
A votação do PME fez com que os vereadores da oposição e da base invertessem os papéis. Enquanto os integrantes da base do prefeito - formada em grande parte por conservadores - propuseram emendas modificativas, a oposição defendeu a manutenção do texto original. 

fonte portal o dia