quarta-feira, 18 de maio de 2016

Proposta Silas vai comandar Subcomissão Especial sobre escassez de UTI's


Proposta

Silas vai comandar Subcomissão Especial sobre escassez de UTI's

"A problemática das Unidades de Terapia Intensiva no Brasil hoje é caso de vida ou morte, os profissionais da saúde sabem bem disso", afirmou o parlamentar.

Foi aprovada por unanimidade a Subcomissão Especial das UTI's que é atrelada à Comissão de Seguridade Social e Família, que tratará especificamente sobre a escassez de Unidades de Terapia Intensiva no país. A proposta é do deputado federal Silas Freire (PR) e a subcomissão será presidida por ele.

"A problemática das Unidades de Terapia Intensiva no Brasil hoje é caso de vida ou morte, os profissionais da saúde sabem bem disso. Não existem leitos suficientes para atender a demanda, e ainda há aqueles que estão ocupando leitos de UTIs que não deveriam estar. Temos que detectar nessa Subcomissão que nós criamos o que fazer para evitar essa eutanásia praticada na saúde pública brasileira com escassez de vagas em especial no nosso nordeste", destacou Silas Freire.
Imagem: Divulgação/AscomDeputado Silas Freire vai comandar Subcomissão Especial que tratará sobre escassez de UTIDeputado Silas Freire vai comandar Subcomissão Especial que tratará sobre escassez de UTI"s
A situação dramática provocada pela falta de UT's em vários estados tem sido destaque em mídia nacional. Denúncias dão conta de que no Piauí, quem determina se o paciente vai ou não ser internado na Unidade de Terapia Intensiva é a justiça e não os médicos que cuidam do caso. No Hospital de Urgência de Teresina, por exemplo, existe uma enorme lista de pacientes que necessitam de uma vaga, mas são obrigados a esperar por uma decisão judicial.

O relator da Subcomissão será eleito em breve para que um projeto de lei seja proposto, a ideia é que exista um número mínimo de leitos de UTI's disponíveis nos hospitais. Além disso, nos trabalhos da subcomissão, a iniciativa privada será ouvida, assim como poder público e um grande estudo será feito e será apresentado durantes as sessões.

"UTI é o final, quando o cidadão chega lá é porque está precisando da vida... E se ela não existe é como se esse direito fosse negado. O Brasil está vivendo um momento difícil e nós temos que encontrar uma solução’’, afirmou o parlamentar.

Números de leitos de UTI no Brasil

Com 77% dos municípios brasileiros sem leitos de UTI, hoje são pouco mais de 55 mil leitos disponíveis para os 204 milhões de habitantes. Em contrapartida, 74% das vagas estão concentradas nas regiões metropolitanas, incluindo atendimento do SUS (Serviço Único de Saúde) e hospitais particulares. No primeiro caso, são 2,5 mil leitos para cada 10 mil habitantes. Já para sistema particular, a proporção é de 6 para cada 10 mil habitantes. 


Fonte:gp1 com informações Ascom