quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Abertura do Projeto Empreende Bairro destaca erros e acertos na hora de empreender

Abertura do Projeto Empreende Bairro destaca erros e acertos na hora de empreender



Rita Damasceno
Aconteceu na noite da última terça-feira (29), a abertura do Projeto Empreende Bairro, iniciativa que ofertará minicursos de capacitação aos microempresários da região do bairro Mocambinho, zona norte de Teresina. Com a presença de várias autoridades, a noite fechou com a palestra “Atendendo e aumentando as vendas”, mediada por Frederico Cadena, onde foram destacadas as principais atitudes contemporâneas para empreender.
Com sede de abertura no Instituto Educacional São José, localizado no coração do bairro, o evento trouxe um discurso que abordou os principais erros na hora de tocar o dia a dia dos pequenos negócios. Também foi destacada a importância de identificar quem são seus clientes e se reciclar, trazendo novidades do mundo do empreendimento para dentro do próprio negócio.
Para o prefeito Firmino Filho, o projeto é importante para capacitar e desenvolver novas habilidades e competências nos empreendedores da região. “Nós todos sabemos que, nos mais variados cantos de Teresina, as pessoas empreendem e se colocam na luta para estabelecer o próprio negócio. Essas pessoas precisam de apoio e esse projeto é um conjunto de ações e atividades para capacitar e para que, assim, possamos desenvolver novas habilidades e competências para esses empreendedores. O pequeno e médio negócio tem um importante papel na geração de emprego e renda. Ele é fortemente baseado no serviço, comércio e é necessária cada vez mais habilidade para que ele possa resistir”, explicou.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, esse é um projeto que vai até o bairro para enxergar o seu principal potencial e desenvolver um trabalho coletivo de capacitação. “A Prefeitura, por meio da Semdec, chega ao bairro, atuando junto com o Conselho de Administração, o Sebrae no Piauí e a Rede Clube. Todos os citados são atores que podem contribuir para o engrandecimento dessa pauta. Nosso objetivo é que, por meio dessas capacitações, esses empreendedores possam enxergar seus erros e acertos e melhorar. É através dos pequenos e médios empreendimentos que fugiremos da crise”, destacou.
Na abertura, estiveram presentes a deputada estadual Flora Izabel e os vereadores Enzo Samuel, Gustavo Gaioso, Teresinha Medeiros e Deolindo Moura. Compareceram, também, o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, e o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd.
O projeto
De iniciativa da Semdec, em parceria com a Rede Clube e o Sebrae no Piauí, o projeto Empreende Bairro nasceu com a missão de entrar nos principais bairros de Teresina, observar qual seu potencial econômico e desenvolver um programa de capacitação para os empreendedores do local. A programação, que ocorrerá durante todo o mês de novembro, será voltada para estimular o desenvolvimento econômico da região.
Quatro minicursos serão ofertados com o apoio do Sebrae no Piauí e Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), são eles: Capacitações em Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Tecnologia e Sustentabilidade.
As ações se encerram no dia 22 de novembro, com a realização de uma grande feira cultural, que levará os empresários da bairro a expor seus principais produtos e serviços.

fonte pmt.pi.gov.br