sexta-feira, 17 de abril de 2020

Ouvidoria do MPPI divulga novos dados sobre atendimento ao público por canais digitais

Tela com quatro pessoas reunidas

Em novo relatório quinzenal, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí informou que o atendimento via canais digitais continua crescendo. “Os números demonstram que as estratégias para restrição do contato social têm sido bem-sucedidas, sem prejuízo das atividades institucionais”, destaca a Ouvidora do MPPI, procuradora de Justiça Raquel Costa Normando. A Ouvidoria, assim como os demais órgãos e unidades do Ministério Público, está com atendimento presencial suspenso. Trata-se de medida para prevenção e contenção do contágio pela covid-19.

Ontem (16), a ouvidora realizou videoconferência com sua equipe para avaliar o trabalho desenvolvido até agora e definir novas estratégias para atendimento ao público por meio das diversas ferramentas disponibilizadas, como o recém-criado perfil no WhatsApp, as linhas telefônicas, o formulário eletrônico no site do MPPI, o aplicativo MPPI Cidadão e o e-mail institucional.

Entre outros pontos, a equipe deliberou pela publicação quinzenal do relatório estatístico de atendimentos. Até então, os relatórios eram mensais. “Estamos em uma situação excepcional, na qual, mais ainda, temos que prestar contas regularmente à sociedade. Nosso objetivo é mostrar que a Ouvidoria do Ministério Público do Piauí está presente, está disponível e está preparada para receber as demandas dos cidadãos e contribuir para sua resolução”, frisou Raquel Normando.

Tela com quatro pessoas reunidas  

No relatório referente à primeira quinzena abril, finalizado pela Ouvidoria durante a videoconferência, destacaram-se os atendimentos via WhatsApp, interface disponibilizada logo no início da fase de isolamento. 37% dos atendimentos foram realizados por meio desse recurso. O aplicativo MPPI Cidadão também se constitui como importante canal de comunicação, tendo recebido 27% das 250 manifestações apresentadas pela população. De acordo com o relatório, continuam no topo das inquietações sociais a violações de direitos dos consumidores e a prestação dos serviços de saúde.

“A Ouvidoria reitera o compromisso com a sociedade piauiense, adaptando-se às novas necessidades de trabalho impostas pelo período de calamidade pública, ao tempo em que reforça seu importante papel de auxílio à população como canal de comunicação entre esta e a nossa Instituição, estimulando e reforçando o exercício da cidadania”, declara a ouvidora.

A Ouvidoria é o meio mais prático para contato com o Ministério Público. Os números de telefone para ligações e envio de mensagens via WhatsApp são: (86) 9 8134 9773 e (86) 9 8124 1603. Já o aplicativo MPPI Cidadão está disponível na Play Store (smartphones Android) e na App Store (iOS). Se preferir acessar o formulário no site, basta clicar aqui. A Ouvidoria também presta atendimento por e-mail; basta enviar sua mensagem para ouvidoria@mppi.mp.br.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI