terça-feira, 28 de julho de 2020

PMPI continua reforçando ações de manutenção da segurança e da saúde pública em todo o Estado


Mais um final de semana que a Polícia Militar do Piauí age conforme medidas mais restritas estabelecidas no Estado através dos decretos. Entre os dias 24, 25 e 26 de julho foram prestados 2.396 atendimentos; 10.655 pessoas abordadas e orientadas; 7.086 veículos abordados; 1.114 estabelecimentos orientados e fechados; 73 TCOs lavrados, sendo 35 por infração à medida sanitária e 23 por perturbação de sossego. 


matéria
Através de operações foram realizadas abordagens e averiguações na área metropolitana e rural de Teresina-PI. O Comando de Policiamento Metropolitano II realizou policiamento na área do 1º Batalhão em conjunto com policiais militares da área, com objetivo de combater a criminalidade, assim como prestar orientações às pessoas das normativas dos decretos estaduais e municipais referente ao coronavírus; atuaram nos bairros Mafuá, Centro, Marquês, Piçarra, Redenção, Conjunto Emílio Falcão, Cabral, Macaúba, Vermelha, São Pedro, Vila Jerusalém e Vila Costa Rica. A CODAM também procedeu com verificação no Centro, principalmente na Avenida Maranhão. O Comando de Policiamento Especializado realizou Operação Candeeiro visando garantir a manutenção da ordem pública e das medidas sanitárias, com saturação, abordagens, buscas pessoal e veicular; a Operação ocorreu nas diversas áreas da Capital com os respectivos batalhões em suas regiões de circunscrição, 5º BPM, 8º BPM, 13º BPM e também na cidade de Altos com o 21º BPM. Nas proximidades da BR-343 foi lavrado um TCO contra um homem que estava em um posto revendendo combustível; a equipe policial do 8º Batalhão constatou o fato e adotou o procedimento cabível e, também na Estrada da Taboca do Pau Ferrado e no Alto da Ressurreição, foram feitos TCOs após denúncia e verificação de descumprimento à medida sanitária. Na zona sul, os policiais militares do 6º Batalhão verificaram os locais fechados na área comercial e sem movimento de transeuntes, assim como o 17º BPM que igualmente realizou rondas em sua região e no Povoado Cerâmica Cil. 

matéria
Além disso, ocorreram blitz com orientações, abordagens e teste de alcoolemia na ponte do Poty Velho, nas proximidades da ponte do Mocambinho, através da Companhia Independente de Trânsito. Essas ações de operações de combate ao crime e prevenção do coronavírus que ocorrem em todo o Piauí, resultaram em apreensões de drogas, armas e recuperação de veículos, pois a Polícia Militar atua diuturnamente na manutenção da segurança pública e nesses três dias 11 armas foram apreendidas; 90 prisões ou apreensões; 47 veículos recuperados; 183 Autos de Infração de Trânsito. 
matéria

matéria
No interior do Estado, a Polícia Militar está atuando em conjunto com a vigilância sanitária, equipes de saúde e demais órgãos dos municípios. A 2ª Companhia do 10º Batalhão, localizada em Guadalupe-PI atuou em conjunto com a Polícia Civil, resultando em abordagens à 04 locais com aglomeração, sendo realizado os procedimentos cabíveis. E o Grupamento de Polícia Militar de Porto Alegre do Piauí realizava rondas na cidade cumprindo o decreto com a enfermeira e coordenadora de fiscalização da vigilância sanitária do município quando perceberam no Centro uma aglomeração em um estabelecimento, onde tinha pessoas sem máscaras. Logo, os policiais militares e a enfermeira orientaram os que estavam no local a usarem as máscaras e que mantivessem o distanciamento social. Em seguida, uma mulher recusou a usar a máscara, mas foi instruída sobre a importância e a obrigação pelo decreto, na ocasião foi mostrado para ela cópias da norma estabelecida, contudo, a mulher continuou resistindo. Diante disso, foi lavrado um TCO, mas ela não quis passar suas informações, e resistiu também à tentativa de condução para Delegacia de Polícia Civil de Guadalupe desferindo socos contra o policial, e momento depois ela ofendeu a guarnição com palavras. Depois, um homem chegou ao local e também iniciou ofensas contra a guarnição, foi solicitado reforço dos GPMs de Marcos Parente e Landri Sales, posteriormente o homem e a mulher foram conduzidos à DPC de Guadalupe para adoção das medidas cabíveis. 

matéria
Estão sendo realizadas barreiras sanitárias nas divisas do Estado, policiais da CIPTRAN e BPRE estão com equipes da vigilância sanitária nos postos fiscais de Dom Inocêncio, Lagoa Seca, Cova Donga e Jacarandá, onde 11 passageiros de ônibus foram orientados, assim como no Posto de Pipocas, uma vã e um ônibus foram abordados e as pessoas orientadas. Os policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual também atuam nas rodovias PI-112 e PI-113. Em Bonfim-PI, foi prestado apoio do 11º BPM e dos GPMs de Anísio de Abreu e Várzea Branca que atuaram com equipes de saúde cumprindo as medidas sanitárias na cidade.
No litoral, a Companhia Independente de Policiamento Turístico objetivando manter o isolamento social, e impedir aglomerações, reforçou o policiamento em apoio a vigilância sanitária, atuaram na fiscalização do comércio em geral, no Centro da cidade e na zona rural de Luís Correia, como também na cidade de Cajueiro da Praia. Durante a operação foram realizadas barreiras sanitárias, blitz e rondas nas praias de atalaia, Peito de Moça, Coqueiro da Praia, Arrombado, Macapá e Maramar. 

matéria
Em Castelo do Piauí, a 4ªCIA/15º BPM segue com policiamento e também com averiguações a veículos e transeuntes na entrada da cidade, onde é indicada a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Da mesma forma ocorre em Piracuruca pelas equipes da 5ªCIA/12º BPM. E em Luzilândia nas saídas para Esperantina-PI e Maranhão, os militares da 3ª CIA/12ºBPM prosseguem com as abordagens, assim como nas adjacências os GPMs de Joca Marques, Joaquim Pires e Campo Largo. Nas demais cidades, Corrente, Cristalândia, Barreiras, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurgueia, Gilbués, Avelino Lopes, Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio, Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins, Simões, de circunscrição das Unidades do 7º Batalhão, 4ªCIA/7ºBPM, 2ªCIA/19ºBPM e 2ªCIA/2ºBPM são dados prosseguimentos nas ações de combate a disseminação da Covid-19, dentre outros municípios do Piauí. 

A Polícia Militar do Piauí continua atuando na manutenção da saúde pública e conta com apoio da população, nesse momento de flexibilização de alguns setores é necessária a consciência de todos em manter os cuidados básicos com a saúde.
matéria


matéria

















































Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades