Deputado propõe equipe para acompanhar projeto de reforma do aeroporto
Por Luciano Coelho
O deputado federal Júlio César (PSD) sugeriu a formação de uma equipe, com participação da bancada, do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, para atuar junto a Infraero, no sentido de acompanhar o projeto de reforma do aeroporto Petrônio Portella. Ele ainda quer agilizar as tratativas para alocação e desapropriação de uma área onde deve ser construído um novo aeroporto na capital.
Segundo o deputado, a localização do atual aeroporto impede o crescimento e desenvolvimento de Teresina, porque impede a verticalização da cidade. Para ele, o aeroporto precisa ter prioridade do Governo Federal para garantir o desenvolvimento de Teresina.
“O aeroporto foi construído quando cidade tinha 200 mil habitantes, hoje tem 850 mil e ainda atende várias cidades do Maranhão, além das cidades no entorno de Teresina. Nós temos o movimento de mais de um milhão de passageiros por ano. Mas este aeroporto deixou Teresina engessada e não pode crescer. Queremos o aprofundamento do estudo técnico e de viabilidade da reforma do aeroporto de Teresina.”, justificou o deputado.
Júlio César, disse que quer acreditar nas propostas da Infraero para fazer esta reforma, e desapropriando o mínimo possível das famílias que vivem no entorno do aeroporto. “Não se pode fazer esta reforma no Piauí por exclusão. Queremos a reforma e também o novo aeroporto, para evitar estes obstáculos que impedem de Teresina crescer e se verticalizar, porque a localização do aeroporto se torna um empecilho para este crescimento. O aeroporto foi construído numa localização inapropriada, numa região mais baixa e a cerca de dois quilômetros do centro da cidade. A reforma ainda é uma solução provisória”, argumentou.
O deputado ressaltou ainda que a intervenção deve ter o menor impacto na vida das famílias do entorno e realocar estas famílias na região mais próxima de onde moravam, na zona Norte. “Este acordo técnico é que vai viabilizar o projeto e dar condições para a licitação e execução.”, finalizou, questionado ainda sobre os recursos para a reforma e para a pagar as indenizações dos imóveis que terão que ser desapropriados, por questão de segurança aeroportuária.
fonte portal az
“O aeroporto foi construído quando cidade tinha 200 mil habitantes, hoje tem 850 mil e ainda atende várias cidades do Maranhão, além das cidades no entorno de Teresina. Nós temos o movimento de mais de um milhão de passageiros por ano. Mas este aeroporto deixou Teresina engessada e não pode crescer. Queremos o aprofundamento do estudo técnico e de viabilidade da reforma do aeroporto de Teresina.”, justificou o deputado.
Júlio César, disse que quer acreditar nas propostas da Infraero para fazer esta reforma, e desapropriando o mínimo possível das famílias que vivem no entorno do aeroporto. “Não se pode fazer esta reforma no Piauí por exclusão. Queremos a reforma e também o novo aeroporto, para evitar estes obstáculos que impedem de Teresina crescer e se verticalizar, porque a localização do aeroporto se torna um empecilho para este crescimento. O aeroporto foi construído numa localização inapropriada, numa região mais baixa e a cerca de dois quilômetros do centro da cidade. A reforma ainda é uma solução provisória”, argumentou.
O deputado ressaltou ainda que a intervenção deve ter o menor impacto na vida das famílias do entorno e realocar estas famílias na região mais próxima de onde moravam, na zona Norte. “Este acordo técnico é que vai viabilizar o projeto e dar condições para a licitação e execução.”, finalizou, questionado ainda sobre os recursos para a reforma e para a pagar as indenizações dos imóveis que terão que ser desapropriados, por questão de segurança aeroportuária.