Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Quase 10 anos de perseguição, ameaças e envio até de fotos íntimas à vítima: Polícia dá detalhes sobre prisão de homem por stalking em Teresina

 

As primeiras ameaças começaram ainda dentro da empresa onde ambos trabalhavam. Vítima chegou a registrar 23 boletins de ocorrência

O Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEP) deu novos detalhes sobre a prisão do suspeito de perseguir uma mulher desde o ano de 2017, em Teresina. Segundo a Polícia Militar, o investigado praticava ameaças constantes, enviava mensagens ofensivas e até fotos íntimas para a vítima. 

Em entrevista à TV Antena 10 e ao A10+, o comandante do BEP, coronel Alves, relatou que a mulher registrou mais de 20 boletins de ocorrência contra o suspeito ao longo dos últimos anos. Mesmo após ter sido preso anteriormente, em 2025, ele teria continuado a perseguir a vítima.

  

Suspeito de perseguir e ameaçar mulher há quase 10 anos é preso na zona Sul de Teresina
 

  


A polícia informou ainda que o homem passou a ameaçá-la de morte recentemente, o que levou a Justiça do Piauí a expedir um mandado de prisão na última segunda-feira. 

Após diligências realizadas em conjunto com o setor de inteligência da corporação, o suspeito foi localizado em uma quitinete na região do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, menos de 24 horas após a expedição do mandado.


Segundo o coronel Alves, a prisão ocorreu sem resistência. Durante a abordagem, o homem teria confessado que continuava praticando perseguições contra a vítima, incluindo ligações e mensagens enviadas para números pessoais, profissionais e até contatos de familiares da mulher.

Ainda conforme a PM, o suspeito e a vítima trabalharam juntos em uma empresa em 2017, mas, segundo relato da mulher à polícia, eles nunca tiveram relacionamento amoroso.

O comandante destacou que a prática se enquadra no crime de stalking, caracterizado por perseguição reiterada que ameaça a integridade física, psicológica e a liberdade da vítima.

O homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes e permanece à disposição da Justiça.

"Que eu consiga ter paz", desabafa vítima após prisão de homem suspeito de perseguição e ameaças há 10 anos em Teresina

"Que ele fique preso e que eu consiga ter paz". A declaração é da mulher vítima de perseguição e ameaçar por parte de um homem há dez anos, em Teresina. O indivíduo identificado como J. da S. N., de 42 anos, foi detido, na manhã desta quarta-feira (20), na zona Sul da capital.


Em entrevista à TV Antena 10 e ao A10+, a mulher, que preferiu não se identificar, afirmou que apesar do alívio, ela teme pela soltura do indivíduo durante audiência de custódia. Ela destacou que, até mesmo com tornozeleira eletrônica, o suspeito seria capaz de retornar com os crimes. São mais de vinte Boletins de Ocorrência relatando toda a situação sofrida por ela ao longo desse anos.

  

"Que eu consiga ter paz", desabafa vítima após prisão de homem suspeito de perseguição e ameaças há 10 anos em TeresinaA10+/TV Antena10

   

"Eu só peço por justiça. Hoje, com a prisão dele, eu me sinto muito feliz. É um alívio muito grande e eu só quero minha paz, minha tranquilidade, viver minha vida normal, voltar à minha rotina normal. Estou preocupada porque vai ter essa audiência de custódia e eu tenho medo dele pegar uma tornozeleira e ficar solto. Mas eu acredito na justiça. Com fé em Deus e Nossa Senhora, ele vai passar um bom tempo preso", afirmou.

A mulher disse que diante de tantas ocasiões em que foi intimidade pelo criminoso, ela apresentou um quadro psicológico que requer acompanhamento médico, inclusive com uso de remédios.

Entenda o caso

Uma mulher, que preferiu não se identificar, denunciou à TV Antena 10 e ao A10+ viver há quase dez anos sob ameaças e perseguições constantes em Teresina. Segundo a vítima, o suspeito seria um ex-colega de trabalho identificado como Josivan, que desde 2016 passou a intimidá-la dentro e fora do ambiente profissional. Ela afirma já ter registrado 22 boletins de ocorrência e diversos inquéritos, mas diz se sentir desamparada diante da falta de uma solução definitiva para o caso.

De acordo com o relato, as primeiras ameaças começaram ainda dentro da empresa onde ambos trabalhavam. “Ele começou a chutar cadeira, porta, quando eu passava. Depois falou que queria me matar dentro da empresa”, contou. Após os episódios, o homem foi demitido em 2017, mas, segundo ela, as perseguições se intensificaram.


A vítima afirma que o suspeito passou a seguir os trajetos que ela fazia diariamente entre casa e trabalho. “Ele ficava com pau e faca atrás de mim aqui no Parque Piauí. Como trabalhou comigo, sabe todo o percurso que eu faço”, relatou.

Ainda segundo a mulher, o homem teria descoberto o endereço dela e passado a frequentar as proximidades da residência. Ela afirma que a casa já foi apedrejada diversas vezes e que possui fotos e vídeos das ações. Além disso, denuncia que o suspeito cria perfis falsos nas redes sociais para entrar em contato com familiares dela.

Fonte: Portal A10+

MPPI promove palestra sobre o combate ao abuso infantil para comunidade escolar no município de Floriano

Pessoas num auditório acompanhando uma palestra

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Floriano, realizou, nessa terça-feira (19), uma palestra voltada à comunidade da Escola Raimundinha Carvalho, em alusão à campanha “Faça Bonito – Proteger é um ato de amor”.

A atividade contou com a participação do promotor de Justiça Tiago Berchior Cargnin, e reuniu pais, professores e estudantes da unidade de ensino. Na ocasião, o promotor expôs aos presentes sobre o tema “Proteção da infância: o papel da família, da escola e da sociedade”, promovendo um espaço de diálogo e reflexão acerca da proteção às infâncias e adolescências de todas as violências sexuais.

A iniciativa integra as mobilizações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A campanha busca mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo o direito ao desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual.

A ação ocorreu em parceria com a organização Rotary Club de Floriano e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Durante agenda em Brasília, Dr. Corinto Matos garante nova ambulância para Marcolândia junto ao senador Ciro Nogueira

 Prefeito participa da Marcha dos Municípios acompanhado de vereadores e lideranças políticas em busca de investimentos e melhorias para o município…

A participação de Marcolândia na XXVII Marcha em Defesa dos Municípios, realizada em Brasília, vem sendo marcada por articulações políticas, fortalecimento institucional e novos investimentos anunciados para o município. Liderada pelo prefeito Dr. Corinto Matos, a comitiva marcolandense cumpre uma extensa agenda na capital federal em busca de recursos e parcerias voltadas ao desenvolvimento da cidade.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios, a Marcha reúne milhares de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e lideranças políticas de todas as regiões do país. Com o tema “O Brasil que dá certo nasce nos Municípios”, o evento se consolidou como um dos mais importantes espaços de debate, articulação e fortalecimento do municipalismo brasileiro.

Além da programação oficial do evento, Dr. Corinto Matos também participa de agendas institucionais junto a parlamentares e órgãos federais, buscando ampliar investimentos para áreas estratégicas da administração municipal.

Entre os compromissos cumpridos em Brasília, o gestor esteve reunido no gabinete do senador Ciro Nogueira, acompanhado dos vereadores Jr de Mário, Rubião, Chaguinha Ramos, Birica, Dibá, Luiz Carlos, Jailson e Marcos Josias, além da liderança política Nem Pardal.

Durante a reunião, o senador anunciou a destinação de uma nova ambulância para reforçar a estrutura da saúde pública de Marcolândia. O veículo deverá contribuir diretamente para melhorar o atendimento, o transporte de pacientes e os serviços ofertados à população do município.

Ao comentar o encontro, Dr. Corinto Matos destacou a importância da parceria política e institucional mantida com o senador.

“É uma grande satisfação estarmos aqui com o senador Ciro Nogueira, que representa tão bem o Piauí e também a nossa Marcolândia. Agradecemos por toda a parceria, pelo apoio constante ao município e por mais esse importante benefício destinado à nossa população”, afirmou o prefeito.

O senador Ciro Nogueira também ressaltou o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal e reafirmou o compromisso de continuar contribuindo com investimentos para a cidade.

“É uma alegria muito grande receber essa comitiva da nossa querida Marcolândia, especialmente o prefeito Corinto, os vereadores e todo esse grupo político que vem realizando transformações importantes no município. Hoje temos mais uma boa notícia, com a destinação dessa ambulância que certamente irá fortalecer a assistência à saúde e o transporte dos pacientes da cidade”, declarou o senador.

A XXVII Marcha em Defesa dos Municípios segue até quinta-feira (21), reunindo representantes de milhares de cidades brasileiras em uma ampla programação de debates, palestras e reuniões voltadas ao fortalecimento das administrações municipais e à defesa dos interesses dos municípios junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal.


fonte cidadesnanet.com

SERVIÇOS: Prefeitura de Sigefredo Pacheco inicia recuperação de estradas vicinais do município

 


Homem é capturado em área de mata suspeito de agredir companheira com pedaço de madeira

 Um homem, suspeito de cometer violência doméstica, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (20/05) no município de Lagoa Alegre, ao Norte do estado. Ele é investigado por agredir a própria companheira com um pedaço de madeira e foi capturado enquanto tentava fugir por uma área de mata onde estava escondido.

Foto: Divulgação/PMPIPMPI violencia domestica

Conforme as apurações iniciais, após a agressão, o suspeito se refugiou em uma região de vegetação densa para evitar a prisão. A polícia foi acionada e, durante as diligências, identificou o esconderijo. A captura foi efetuada quando o homem tentou se deslocar novamente pela mesma área, sendo surpreendido pelas equipes.

Após a prisão, o investigado foi conduzido à delegacia local para a realização dos procedimentos legais cabíveis. O caso foi registrado como violência doméstica. Não foram divulgadas informações sobre a motivação do crime nem sobre o estado de saúde da vítima.

fonte 180graus.com

terça-feira, 19 de maio de 2026

MPPI realiza audiência extrajudicial para discutir a execução da política pública da Educação de Jovens, Adultos e Idosos na rede municipal de Teresina

Audiência extrajudicial realizada pela 38ª promotoria de justiça de Teresina

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou nesta segunda-feira (19) uma audiência extrajudicial para acompanhar e fiscalizar a execução da política pública da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no âmbito da rede pública municipal de ensino de Teresina. A reunião teve como foco a garantia do acesso, permanência, oferta regular de vagas, estrutura pedagógica e efetividade das ações voltadas à superação do analfabetismo e à elevação da escolaridade da população jovem, adulta e idosa.

A audiência foi presidida pela promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, titular da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina, e contou com a participação do representante jurídico da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Cristian Franklin; da presidente do Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME/THE), professora Hortiza Machado Vieira; e do coordenador da Divisão de EJA do município de Teresina e integrante do Fórum Municipal de Educação, professor Francisco das Chagas Alves.

Durante a reunião, a promotora Flávia Gomes destacou preocupação com a redução de matrículas registradas e ressaltou os elevados índices de analfabetismo entre adultos e idosos no estado do Piauí, enfatizando a necessidade de fortalecimento e expansão das políticas públicas educacionais.

Promotora de Justiça Flávia Gomes

Na ocasião, o professor Francisco das Chagas apresentou um panorama da EJA no município. Segundo ele, a modalidade já chegou a atender cerca de 14 mil alunos entre os anos de 2006 e 2007, mas que no período pós-pandemia, o número de matriculados caiu para aproximadamente 1.200 estudantes. Ele ainda apontou fatores como violência urbana em áreas periféricas e dificuldades de deslocamento noturno como causas que contribuem para a evasão e redução da procura pela modalidade EJA.

“Foi desenvolvido projeto de mobilização junto às unidades escolares e ampliada a oferta da modalidade. Também estamos elaborando um plano de busca ativa para implementação a partir do segundo semestre de 2026, com foco no ano letivo de 2027”, destacou o professor Francisco durante a audiência.

Promotora Flávia Gomes e representantes da EJA e SEMEC em audiência extrajudicial

Ainda durante a audiência, foram apresentadas ações desenvolvidas pela coordenação da EJA, entre elas a elaboração de guia prático da modalidade, diretrizes curriculares próprias, formação continuada de professores e gestores, parcerias com o IFPI e a UFPI, olimpíadas educacionais, concursos de redação e matemática, além de iniciativas voltadas à população idosa e à redução da evasão escolar.

Ao final, foram definidos encaminhamentos, como o prazo de 60 dias para que a SEMEC e o Conselho Municipal de Educação apresentem a documentação discutida durante a audiência. Também deverá ser apresentado no prazo de 60 dias um Plano de Busca Ativa e Mobilização com estratégias concretas para ampliação da oferta de vagas e abertura de novas unidades escolares com oferta de EJA. Além disso, o procedimento administrativo permanecerá suspenso até o cumprimento das deliberações estabelecidas na audiência.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Após reunião, motoristas e cobradores de ônibus adiam greve que estava prevista para o dia 25 em Teresina

 Durante a audiência, ficou definida uma nova reunião para esta quarta-feira (20)

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina, que estava prevista para começar no dia 25 de maio, foi adiada após uma audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (19) entre os trabalhadores do transporte coletivo e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut). O encontro aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), localizada na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina.

  

Transporte público de TeresinaTV Antena 10

   


Durante a audiência, ficou definida uma nova reunião para esta quarta-feira (20). O próximo encontro contará com a participação de representantes do TRT, do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) e da Prefeitura de Teresina, com o objetivo de avançar nas negociações e buscar um acordo entre as partes.

Os trabalhadores chegaram a paralisar as atividades em horários de pico na segunda (18). Horas depois do movimento, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) determinou a circulação de 100% da frota de ônibus circulando nos horários de pico em Teresina durante o movimento grevista, até então, previsto para o dia 25.

Os trabalhadores, segundo apurado pelo A10+, reivindicam reajuste salarial de 12%, aumento no auxílio saúde e no ticket alimentação, além do retorno do Corujão.

Fonte: Portal A10+

"Nós temos que ter mulher no parlamento" destaca a Dra. Lúcia Santos, pré-candidata à governadora

 A sabatina abordou temas importantes como a administração do estado e a participação feminina na política

O Boa Tarde Piauí, recebeu a médica e pré-candidata ao Governo do Piauí, Dra. Lúcia Santos (PSDB), que fez críticas ao serviço de energia prestados pelo estado, ressaltou a reestruturação política do PSDB e destacou a importância da participação feminina na política, afirmando que as mulheres, por sua competência, precisam ganhar mais destaque.

  
Médica e pré-candidata ao Governo do Piauí, Dra. Lúcia Santos (PSDB), em entrevista ao Boa Tarde PiauíTv Band Piauí
 
 
 

Lúcia Santos falou da importância da qualidade na prestação dos serviços de energia no estado. "A gente está vendo um exemplo de péssima gestão do setor privado. Ah, é porque tem que voltar a ser público? Não. É porque precisa fiscalização. O que acontece é que essa empresa, ao invés de trazer benefícios e trazer uma boa energia para a população, ela não traz, em troca disso fez negociata para deixar cobrar ICMS para o governo do estado, por causa da energia solar. Mas a nossa energia, a energia que eles não dão é péssima", afirmando também que a população sofre constantes falhas no abastecimento.

A pré-candidata defende também uma maior participação da mulher na política, e citou que dos três senadores piauienses, apenas uma é mulher, mas por ter sido suplente, além do estado não ter nenhuma representante feminina na câmara dos deputados. "Está mais do que provado que mulher, elas, cientificamente, que elas são ótimas gestoras, ótimas administradoras. Então, nós temos que ter mulher no parlamento, e hoje ainda tem essa dívida muito grande com as mulheres. A mulher tem que saber que a outra mulher pode sim proteger, ela está no comando, administrar para homens e mulheres", destaca.

  
Dra. Lúcia SantosReprodução
 
 
 

"Ninguém sabe o que é melhor para nós, a não ser nós mesmas. Então, políticas de saúde pública com a mulher, o próprio feminicídio que cresceu no Piauí. Então, a mulher está preparada, mas ela tem que ter oportunidades", diz Lúcia Santos, sobre políticas públicas que se dizem respeito às mulheres, devem ser tratadas por mulheres."Está mais do que na hora de a gente ter uma mulher governadora desse Estado", adverte a médica.

Lúcia Santos afirma que o PSDB está estruturado e pronto para oferecer bons nomes para administração do Piauí nos próximos quatro anos. "O PSDB é uma marca, tanto aqui como a nível nacional. É tão possível que quando nós reestruturamos o PSDB e todos os pré-candidatos que colocaram seu nome à disposição são pessoas idôneas, profissionais, com uma história corrida, feita, dada a confiança que todos temos no PSDB. O PSDB tem um modo de administrar, responsável, entrega resultados", afirma.

As sabatinas que antecedem o período eleitoral, preparando a população para as Eleições 2026, acontecem diariamente no Boa Tarde Piauí, durando 25 minutos, e seguindo uma ordem alfabética dos nomes eleitorais. As transmissões na TV Band Piauí acontecem ao vivo no canal 12.2, e também diretamente do Youtube.


fonte bandpiaui.com.br

Grupo armado invade casa e executa homem no banheiro em José de Freitas

 Segundo a polícia, os criminosos invadiram a residência se passando por policiais

Um homem identificado como Railson da Silva Lima foi morto a tiros dentro da própria residência na noite desta segunda-feira (18), no bairro Santa Luzia, em José de Freitas. Segundo a Polícia Militar, criminosos encapuzados invadiram o imóvel se passando por policiais.

Foto: ReproduçãoRailson da Silva Lima, a vítima
Railson da Silva Lima, a vítima

De acordo com a PM, quatro homens armados chegaram ao local afirmando que eram agentes de segurança. Após entrarem na casa, eles efetuaram vários disparos contra a vítima.

Railson ainda tentou escapar da ação criminosa, mas foi perseguido pelos suspeitos e assassinado no banheiro da residência. A polícia informou que ele foi atingido por cerca de dez tiros.

Após o homicídio, os suspeitos fugiram e não foram localizados até o momento.

A Polícia Militar informou ainda que a vítima teria ligação com atividades criminosas, circunstância que deverá ser investigada pela Polícia Civil.

Equipes da perícia criminal estiveram no local para os primeiros levantamentos, enquanto o Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Fonte: Portal AZ

TCE recebe denúncia sobre contratos temporários de farmacêuticos na FMS de Teresina

 O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) passou a analisar possíveis irregularidades envolvendo a manutenção de contratos temporários de farmacêuticos na Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, vinculada à administração do prefeito Sílvio Mendes (União Brasil).

A apuração teve início após uma representação apresentada ao órgão de controle questionar a continuidade de vínculos temporários firmados ainda em 2020. Segundo o documento, mesmo após a realização de concurso público em 2024 — cujo cadastro de reserva continua válido — profissionais contratados de forma emergencial permaneceriam atuando na fundação.

Foto: ReproduçãoSilvio Mendes
Silvio Mendes

A denúncia aponta que pelo menos 13 farmacêuticos substitutos seguem vinculados à FMS e sustenta que as renovações sucessivas dos contratos ocorreriam sem comprovação de excepcionalidade administrativa. O argumento apresentado é de que a prática poderia ferir o princípio constitucional do concurso público como forma prioritária de ingresso no serviço público.

O procedimento também levanta suspeitas sobre eventuais acúmulos de vínculos públicos por parte de alguns profissionais contratados. Conforme o relato encaminhado ao TCE, haveria casos de farmacêuticos atuando simultaneamente em órgãos estaduais e municipais, situação que, segundo a denúncia, poderia entrar em conflito com a Lei Municipal nº 3.290/2004.

A relatora do caso, conselheira Rejane Ribeiro Sousa Dias, avaliou que a representação original não preenchia todos os critérios formais exigidos pelo Regimento Interno do tribunal, especialmente em relação à documentação e à comprovação da legitimidade da autora da denúncia.

Mesmo assim, diante da gravidade das informações apresentadas, a conselheira decidiu transformar o caso em uma “Comunicação de Irregularidade”, permitindo a continuidade da análise técnica dentro da Corte de Contas.

Com isso, o processo foi encaminhado à Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS), setor responsável por examinar os fatos e verificar a necessidade de adoção de medidas de fiscalização ou controle externo.

A decisão foi formalizada por meio da decisão monocrática nº 111/2026 e deverá ser publicada no Diário Eletrônico do TCE-PI.

Em posicionamento oficial, a Fundação Municipal de Saúde informou que os contratos temporários atualmente mantidos são utilizados exclusivamente para suprir férias e afastamentos legais de servidores efetivos.

A FMS também afirmou que esse tipo de necessidade não pode ser preenchido por novas convocações do concurso público e ressaltou que todas as contratações seguem os critérios previstos na legislação vigente. Segundo a fundação, a prioridade da gestão é assegurar a continuidade dos atendimentos e preservar a qualidade dos serviços ofertados à população.

Fonte: Com informações do GP1