segunda-feira, 28 de abril de 2014

Prefeitura prevê abertura de abrigo de crianças em outubro


Prefeitura prevê abertura de abrigo de crianças em outubro

Apesar de a estrutura física já está pronta desde 2012, ainda falta a contratação de pessoal.

A gerente de proteção social especial de atenção à criança da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtcas), Iracilda Braga, disse que o abrigo Reencontro, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina, deve ser aberto até do dia 1º de outubro. A abertura do local vai auxiliar o Lar da Criança Maria João de Deus no acolhimento de crianças vítimas de violência, já que o Lar não tem mais como receber por estar superlotado. 

Segundo ela, o abrigo não tem funcionários por isso nunca foi aberto. No entanto, um convênio com uma instituição para contratação de cuidadores e educadores sociais está sendo firmado para que o abrigo possa ser aberto. 

“Como necessitaria fazer um concurso, demandaria mais tempo, por isso esse convênio está sendo firmado. Nós já temos três assistentes sociais, três psicólogos, já concursados que devem ser direcionados para lá, mas precisamos de dois coordenadores, técnicos e um gerente. Essa formalização do convênio ainda demora até o dia 1º de outubro, por conta da burocracia que deve passar pelos conselhos municipal e estadual de Assistência Social e à Procuradoria Geral do Município”, explicou Iracilda Braga. 

Enquanto o abrigo Reencontro não é aberto, a gerente informou que além do Lar da Criança ainda há as casas Dom Barreto e Savina Petrile que recebe essas crianças. 

“Também vamos ter no abrigo Reencontro o programa família acolhedora nos moldes do CRIA, no qual o edital está aberto e oferece 15 vagas. O perfil das crianças que pode participar é decidido pela 1ª Vara da Infância da Criança e do Adolescente, juíza Maria Luíza”, destacou.

fonte cidadeverde.com