Sejus promete 160 novas vagas e tornozeleiras para a Penitenciária de Picos
De acordo com secretário, objetivo é reduzir a superlotação na unidade penal
A Secretaria de Justiça do Piauí anunciou nesta sexta-feira (14) que a Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, terá mais vagas e passará a dispor de tornozeleiras eletrônicas para os detentos em regime semiaberto, ou seja, que saem durante o dia para trabalhar e retornam à noite para dormir na unidade penal.
Para tratar sobre as melhorias na estrutura do presídio, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, esteve na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Piauí em audiência com juízes criminais e promotores de justiça que atuam na região de Picos.
A pasta informou que planeja criar 160 novas vagas na penitenciária. “Tivemos duas importantes agendas tratando de assuntos de interesse da Secretaria de Justiça, como a regulamentação da inclusão dos detentos nos presídios. Também discutimos a necessidade de aumento das vagas. Iremos fazer o projeto de 160 novas vagas para a unidade prisional de Picos”, informa Daniel Oliveira.
O secretário ressalta que a implantação do sistema de tornozeleira eletrônica nas penitenciárias é uma medida eficaz para reduzir a superlotação no sistema prisional.
O titular da Sejus estipulou um prazo de dois meses para que as detentos comecem a usar as tornozeleiras. “Pactuamos as prioridades e no prazo de 60 dias vamos implantar o sistema de tornozeleiras eletrônicas na Penitenciária da cidade de Picos e o projeto de ampliação das vagas. Depois de concluído, o projeto será encaminhado para licitação”, afirma Daniel.