Avenidas Homero e Marechal Castelo Branco têm retornos fechados pela Strans
Conversões feitas de forma proibida são passíveis de multa, caso os motoristas sejam flagrados pelos agentes de trânsito
Com o aumento de cerca de 35 mil veículos anualmente em Teresina, a mobilidade urbana tem se tornado um dos maiores problemas para os teresinenses. Pensando nisso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizou algumas modificações no tráfego da Capital.
Um dos retornos da Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Ilhotas, foi retirado devido aos congestionamentos que ocorriam no local, em especial nos horários de pico. Já na Avenida Homero Castelo Branco, entre os cruzamentos com as Avenidas Rio Poti e Elias João Tajra, foram instalados canteiros para impedir a realização de conversões proibidas.
Foto: Moura Alves/ODIA
O mototaxista João Vieira transita pela Avenida Homero Castelo Branco todos os dias e afirma que, mesmo com a instalação dos canteiros, os motoristas continuam fazendo conversões proibidas no local. “Os motoristas vão até o final do canteiro e fazem a conversão lá; então, não adiantou muita coisa. O que falta é educação dos motoristas, porque eles observam a faixa dupla contínua, mas, mesmo assim, querem fazer o retorno em um local que é proibido”, conta.
Na Avenida Homero Castelo Branco, a sinalização horizontal por meio de faixas duplas contínuas, que proíbem a ultrapassagem ou a realização de conversões, não era obedecida pela maioria dos motoristas que transitava pelo local, ocasionando assim pequenos acidentes e congestionamentos, em especial entre os cruzamentos com as avenidas Rio Poti e Elias João Tajra, onde há um fluxo intenso de veículos, devido à proximidade com postos de combustíveis e supermercados.
Multa
Segundo o diretor de trânsito da Strans, as conversões feitas de forma proibida são passíveis de multa, caso os motoristas sejam flagrados pelos agentes de trânsito. “Estamos analisando o tráfego para que novos ajustes sejam feitos, se necessário. Nesses casos em que o motorista continua fazendo a conversão de forma proibida, eles podem ser multados. Os agentes de trânsito estão no local para avaliar e orientar as pessoas a como procederem; e é uma coisa muito simples e até mais cômoda para o motorista”, explica.