sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Comando do 20° BPM e Prefeitura de Betânia firmam convênio para implantação do PROERD

Comando do 20° BPM e Prefeitura de Betânia firmam convênio para implantação do PROERD

Foto_18082017_010811

Na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto de 2017, estiveram reunidos o Comandante do 20° BPM e o Prefeito de Betânia do Piauí-PI para discutir a implantação do PROERD no município. 

Na oportunidade, o Major Felipe explicou os objetivos do programa e os impactos positivos que serão levados às famílias e todos os munícipes, pois além de orientar as crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras, ajudará também na prevenção ao consumo de drogas e prática de violência, ajudando a livrá-los dessas mazelas que atualmente prejudicam na formação moral, pessoal e profissional desses jovens.

Com essas finalidades, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD é um vertente do policiamento comunitário implementado sobre o pilar da prevenção. Trata-se de uma adaptação brasileira do D.A.R.E - Drug Abuse Resistence Educativo, programa americano que iniciou em Los Angeles e já está, hodiernamente, em mais de 50 países, tornando-se uma bandeira internacional da polícia preventiva. 

Dessa forma, alicerçado sobre o tripé POLÍCIA, FAMÍLIA e ESCOLA, atua com quatro currículos: PROERD KIDS no ensino infantil e fundamental I; PROERD 5° ANO; PROERD 7° ANO e PROERD PAIS, sendo todos esses currículos  ministrados por policiais militares capacitados para instruir sobre as consequências do consumo de substâncias ilícitas de forma a incentivar a recusa em prol da saúde e do bem estar da comunidade em que cada estudante vive, abordando principalmente os pilares e bons valores cultivados no núcleo familiar.

Na área do 20°BPM, o PROERD é coordenado e ministrado pelas policiais CAP PM Rozileide e SD PM Sueane, atuando com todos os currículos citados, nas escolas públicas e privadas, inclusive na zona rural, cumprindo salientar que em Paulistana o programa foi implantado em 2013 e já atendeu mais de 1.500 alunos.

Portanto, com essas ações educativas de prevenção, a Polícia Militar do Piauí está inserida no contexto de uma polícia moderna, parceira, interativa e, sobretudo, cumpridora do seu papel constitucional.

fonte http://www.pm.pi.gov.br